Os dinossauros mais famosos a caminharem pela Terra

Mateus Marchetto
Um Tiranossauro. Imagem: Reprodução

Existem, literalmente, milhares de espécies de dinossauros classificadas atualmente. Apesar disso, alguns destes animais incríveis se destacam com mais facilidade na ciência e também na cultura pop. Conheça agora alguns dos dinossauros mais famosos do mundo, e o motivo dessa fama toda, começando pelos carnívoros.

Rei entre os dinossauros mais famosos: Tiranossauro

De todos os dinos que se aproveitaram da explosão de Jurassic Park, os tiranossauros foram os que ficaram provavelmente mais famosos. Esse gênero tem como principal representante o Tyrannosaurus rex, descoberto em 1905, além de duas possíveis outras espécies.

Tyrannosaurus rex
Imagem: Getty Images/Science Photo Library RF

Não obstante, os tiranossauros foram animais extremamente abundantes no planeta durante sua existência no período Cretáceo, entre 98 e 66 milhões de anos atrás. Uma pesquisa deste ano (2021), aliás, mostrou que, nesse período de tempo, bilhões de tiranossauros podem ter andado pelo planeta.

Os tiranossauros podiam, ademais, ter mais de 12 metros de comprimento, 7 de altura e pesar quase 7 toneladas.

Espinossauros gerando controvérsias

Recentemente os espinossauros ganharam a mídia e a internet devido a uma nova descoberta. Fósseis das vértebras destes predadores gigantes mostraram que na verdade o Spinossaurus aegyptiacus, uma das espécies da ampla linhagem, era um mostro das águas, com uma postura completamente diferente do que se imaginava.

Além disso, pesquisadores recentemente identificaram duas novas espécies enormes de espinossauros no Reino Unido.

dinosaur ga006093e7 1920
Imagem: Marzena7 / Pixabay

Também presente no terceiro Jurassic Park, o Spinossaurus aegyptiacus viveu durante o começo do período Cretáceo, atingindo até 15 metros de comprimento. Isso torna essa espécie uma candidata para o maior dinossauro predador a ter andado pela terra, seguido por gigantes como o giganotossauro.

Velociraptores, menores do que você imagina

Esqueça tudo sobre a representação dos velociraptores em Jurassic Park – citando mais uma vez a obra prima de Spielberg. Isso porque os carnívoros terríveis de mais de dois metros de altura na verdade são a imagem de outro dino, o Deinonychus, maior e mais antigo que os reais velociraptores. Isso ocorreu devido a uma incoerência científica da trama.

velociraptor
Imagem: Alamy

O Velociraptor mongoliensis foi um dinossauro do tamanho de um peru, que viveu nos desertos da Mongólia. Esse pequeno caçador era provavelmente bastante ágil e inteligente e viveu entre 75 e 71 milhões de anos atrás. Para desmoralizar completamente a imagem de terror, eles tinham penas.

Tricerátops, os dinossauros mais famosos dos herbívoros

Do tamanho de um pequeno ônibus, um tricerátops adulto dava muito trabalho a um tiranossauro. Ambos os dinos viveram durante praticamente a mesma época, e os tricerátops frequentemente eram caçados por T-rex.

dinosaur g0d9434bfe 1920
Dinossauro da família dos ceratopsídeos. Imagem: BiancaVanDijk / Pixabay

Contudo, apesar de serem herbívoros, estes gigantes eram máquinas de matar quando preciso. Suas cabeças eram adornadas com três chifres, dois maiores sobre os olhos e um menor sobre o focinho. Além do mais, uma grande característica dos ceratopsídeos era a carapaça óssea envolvendo o pescoço, além de um bico extremamente resistente.

Braquiossauros e saurópodes, os maiores dinossauros

Mais uma incoerência de Jurassic Park, por mais que seja difícil admitir. Ao representar um braquiossauro adulto se levantando sobre as patas traseiras para abocanhar folhas de uma árvore, o primeiro filme da franquia omite o fato de que estes dinos eram simplesmente pesados demais para fazer isso.

braquiossauro em jurassic park
Imagem: Jurassic Park

Ademais, os braquiossauros já tinham patas dianteiras mais longas para alcançar galhos mais altos das árvores.

Apesar de serem alguns dos mais conhecidos, os braquiossauros são apenas uma pequena amostragem do grupo com maiores dinossauros – e alguns dos maiores organismos – do planeta: os saurópodes.

Bichos ridiculamente gigantes, como o argentinossauro ou o superssauro, foram os maiores integrantes da subordem dos saurópodes. Em termos de biomassa, no reino animal, eles só são menores que as baleias-azuis.

Compartilhar