Os dinossauros teriam sobrevivido se não fossem atingidos pelo asteroide?

Rafael D'avila

milhões de anos, um grande asteroide e milhares de meteoritos atingiram a Terra e devastaram tudo que viram pela frente, mas se eles não tivessem existido, os dinossauros teriam sobrevivido no planeta?

O impacto deste evento ocasionou em tsunamis e toneladas de poeira invadiram a atmosfera, fazendo a Terra entrar em uma tremenda escuridão. O ‘inverno’ que precedeu o evento extinguiu muitas espécies de animais e plantas.

A revista científica Nature Communications divulgou um estudo apresentando a resposta para a pergunta. As análises se dividiram em seis famílias de dinossauros, as mais representativas antes de tudo chegar ao fim, entre carnívoros e herbívoros.

Dinossauros teriam sobrevivido se não fosse o asteroide?
Diversos dinossauros. Imagem: Divulgação/ Exame Informática

Os carnívoros: Tyrannosauridae, os Dromaeosauridae (incluindo o velociraptor, que ficou famoso depois do filme Jurassic Park) e os Troodontidae (pequenos dinossauros semelhantes a pássaros). Os herbívoros: Ceratopsidae (representados em particular pelo tricerátops), os Hadrosauridae (a mais rica de todas em termos de diversidade) e os Ankylosauridae (representados sobretudo pelo anquilossauro, um dinossauro coberto por uma armadura óssea com uma cauda em forma de clava).

Paleontólogos explicam se os dinossauros teriam sobrevivido se o asteroide não atingisse a Terra

Ao longo de cinco anos, a equipe de pesquisadores compilou todas as informações que já conheciam sobre essas famílias, para determinar quantas espécies haviam em cada uma delas. Com base em fósseis e outros elementos de estudo, descobriram que as espécies já estavam em declínio há, pelo menos, 10 milhões de anos antes do asteroide.

Algumas diminuíram de maneira drástica, como os ceratopsianos e anquilossauros. Entretanto, os dinossauros teriam sobrevivido a outros fatores antes mesmo do fenômeno, e um possível acontecimento explica o porquê deste declínio tão brusco.

Dinossauros não se davam bem com o frio.
Os dinossauros precisava de temperaturas elevadas para manter a saúde. Imagem: Reprodução/ Depositphotos

Ao longo destes anos, a Terra enfrentou um período de resfriamento global de 7ºC a 8ºC. Todavia, os dinossauros precisavam de um clima quente para que o metabolismo funcionasse de maneira adequada, pois eram mesotérmicos. As criaturas mesotérmicas necessitam de temperaturas elevadas para desempenhar funções biológicas básicas, então, com o resfriamento do planeta, a situação não ficou favorável a eles.

Não há como responder definitivamente se os dinossauros teriam sobrevivido sem os asteroides. Alguns paleontólogos afirmam, entretanto, que se isso tivesse acontecido, os humanos não estariam aqui. Os hadrossauros, aqueles com ‘bico de pato’, foram resilientes ao declínio e poderiam se recuperar posteriormente.

O fato é que os ecossistemas do final do período Cretáceo estavam em colapso por conta da deterioração climática. Com isso, houveram grandes mudanças na vegetação, e o asteroide foi a ‘cereja do bolo’.