Planta

A planta é um organismo fotossintético e autotrófico, caracterizada por células vegetais. Ela forma um dos reinos do Eukaryota. Este reino é um grupo monofilético composto de plantas terrestres, algas verdes, algas vermelhas e glaucófitas. As plantas existem no planeta Terra há milhões de anos. Pode-se dizer que foram um dos primeiros seres vivos a habitar a superfície do nosso planeta. Com o tempo, elas evoluíram e ficaram muito mais complexas, adaptadas ao seu ambiente e ricas em recursos para crescer e se reproduzir.

As plantas estão nos campos, nas florestas e nos desertos, resistem à poluição nas cidades e agraciam nossos jardins e apartamentos com sua presença benevolente. Por estarem ao nosso entorno, imóveis, muitos acham que são seres vivos simples, mas o cientista e o curioso enxergam um mundo totalmente diferente nelas.

O que é uma planta?

Vários elementos caracterizam uma planta quando se olha rapidamente para ela: sua folhagem é muitas vezes verde, está em pé e não pode se mover. Estas são observações muito simplistas, mas a maioria delas são verdadeiras. É claro que há muitas cores diferentes de folhagem, plantas com hábito horizontal em vez de vertical, e as sementes podem ser movidas pelo vento, água ou através de animais.

08092021 porporato forweb pexels quang nguyen vinh 25188911
Formação de nuvens em uma floresta. Imagem: Pexels

Estrutura

Uma planta tem paredes celulares reforçadas com celulose, ao contrário dos mamíferos cujas paredes celulares são simples, de modo que a planta não precisa de um esqueleto para se manter em pé. Em árvores e arbustos estas paredes celulares se tornam cobertas de lignina com o tempo, de modo que se diz que “lignificam”, ou seja, os caules verdes se transformam gradualmente em madeira. Estas plantas serão então capazes de subir até a luz sem se partir no meio.

Os sistemas radicular, vegetativo e reprodutivo compõem uma planta. Ela está ancorada ao solo por suas raízes, que às vezes são profundas e às vezes superficiais. Suas partes aéreas lhe permitem respirar, pois, assim como todos os seres vivos, uma planta respira. Em suas partes aéreas circula a seiva, um líquido composto de vários elementos incluindo a clorofila, um pigmento verde que dá às folhas sua cor verde, o pigmento também pode ser alaranjado como é o caso dos carotenoides. Estes pigmentos capturam a luz e a convertem em energia durante o processo de fotossíntese.

processo de fotossíntese
Processo da fotossíntese.

Fotossíntese

Enquanto os mamíferos têm uma respiração simples (respirando oxigênio, expirando dióxido de carbono), as plantas têm dois sistemas opostos: a respiração, que ocorre à noite para a maioria delas, e a fotossíntese, que é o oposto e ocorre na presença de luz, ou seja, durante o dia. Durante o dia, as plantas absorvem dióxido de carbono e água e as transformam, sob o efeito da luz, através do processo de fotossíntese, em açúcares que lhes permitem crescer, armazenar elementos e também ter a força para se reproduzir. O processo de fotossíntese produz então o oxigênio que é emitido para a atmosfera.

Processo adaptativo

As plantas não podem se mover, portanto devem se adaptar ao seu ambiente, como no caso de plantas xerófilas que crescem em desertos, mas também plantas epífitas que crescem sem solo. Entre as plantas clássicas, algumas mudam a forma e o tamanho de suas folhas de acordo com o solo.

RELACIONADO

PROPAGANDA

destaques da semana