Atmosfera

A atmosfera é a cobertura de gases que circunda a Terra, mantida próxima à superfície através da atração gravitacional exercida pelo planeta. Sem a atmosfera, não haveria vida. Além de proteger-nos da maioria dos raios ultravioleta vindos do Sol, ela aquece a superfície da Terra num valor em torno de 33° C através do efeito estufa.

A atmosfera também fornece um meio para respirarmos e previne diferenças extremas entre os períodos diurno e noturno. Os outros planetas do sistema solar também possuem atmosferas, mas nenhuma delas tem o mesmo conjunto de gases e estrutura em camadas no modelo da atmosfera terrestre.

Gases presentes na atmosfera terrestre

Nitrogênio e oxigênio são, de longe, os mais comuns; o ar seco é composto de aproximadamente 78% de nitrogênio (N2) e 21% de oxigênio (02). Argônio, dióxido de carbono (CO2) e muitos outros gases também estão presentes, em quantidades bem menores, cada uma formando menos de 1% da mistura de gases que compõem a atmosfera.

A atmosfera também inclui vapor d’água, cuja quantidade varia bastante, com média de 1%. Há também muitas partículas pequenas – sólidas e líquidas – “flutuando” na atmosfera. Essas partículas, as quais os cientistas ás vezes chamam de “aerossóis”, incluem pó, pólen e esporos, sal do mar, cinza vulcânica, fumaça, entre outras.

A atmosfera alcança até 500 km acima da superfície do planeta. Os gases se tornam mais finos à medida que se sobe, com a atmosfera ficando menos e menos densa até se “misturar” ao espaço sideral.

Camadas da atmosfera

Existem diferentes camadas na atmosfera terrestre, cada uma com suas temperaturas, pressões e fenômenos específicos. Vivemos na camada mais baixa, a troposfera.

Troposfera

A troposfera é a camada mais próxima da superfície. Sua altura varia de acordo com o ponto em que se encontra; no equador, cobre até 16km acima do nível do mar, ficando a 8km nos polos. Na troposfera, a temperatura cai à medida que se sobe.

É nela onde vemos as nuvens e a maioria dos eventos climáticos.


Estratosfera

Nessa camada, a temperatura aumenta até chegar a 0ºC. Ela também varia em densidade, que é maior nos polos quando comparada a do equador. A estratosfera contém ainda uma camada de ozônio que absorve os raios ultravioletas vindos do Sol, protegendo a vida terrestre na superfície.

Mesosfera

A mesosfera fica acima de cerca de 80km da superfície terrestre. É a camada mais fria da atmosfera, onde a temperatura diminui com a altitude. Na região mais alta da mesosfera, chamada de mesopausa, a temperatura chega a -100ºC. Depois dela, a temperatura volta a crescer com a altitude.

É nessa chamada onde os meteoritos costumam queimar enquanto adentram na atmosfera.

Termosfera

A termosfera compreende dentre 80 a 100 quilômetros acima da superfície. Há pouco ar nessa camada, e a temperatura vai crescendo na termosfera e além, aumentando numa distância indefinida em direção ao espaço.

Exosfera

A exosfera é o limite externo da atmosfera. Sua base fica a 500km acima da superfície terrestre. A temperatura diminui a pouco menos do que no vácuo. É nessa camada onde se formam as auroras boreais.

Atmosferas planetárias

A Terra não é o único lugar com uma atmosfera. Todos os planetas — e até algumas luas — no nosso sistema solar possuem uma. Alguns inclusive têm nuvens, vento, chuva e tempestades intensas. Recentemente, cientistas também começaram a ter vislumbres de atmosferas em planetas de outros sistemas solares.

Cada um dos planetas no nosso sistema possui uma estrutura única em sua atmosfera.

A de Mercúrio é extremamente fina, não muito diferente do vácuo do espaço. Os quatro gigantes — Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — possuem atmosferas densas e profundas. Os planetas menores e rochosos — Terra, Vênus e Marte — têm atmosferas mais finas sobrevoando suas superfícies sólidas. Plutão tem uma atmosfera sazonal, contendo nitrogênio, metano e monóxido de carbono.

Somente a atmosfera da Terra tem a estrutura em camadas que possibilita a entrada de um nível suficiente de energia luminosa, além de contê-la para manter o aquecimento e proteger de radiações muito prejudiciais.

Esse equilíbrio é necessário para manter a vida na Terra.

RELACIONADO

Discussion about this glossary

PROPAGANDA

destaques da semana