Vênus

Jônatas Ribeiro

Vênus é o planeta mais próximo da Terra. É também o segundo menor planeta do Sistema Solar. Vênus é muitas vezes referido como o ‘planeta irmão’ da Terra por causa de seu tamanho e massa semelhantes. A superfície de Vênus é muito quente, seca e estéril. A atmosfera de Vênus é muito espessa e cheia de gases venenosos. É o objeto mais brilhante no céu depois da Lua. De fato, o brilho de Vênus chega a ser tão intenso que pode formar até mesmo sombras e o planeta pode ser visível também durante o dia.

Não é surpreendente, portanto, que o planeta tenha sido associado à deusa greco-romana da beleza e do amor (Vênus em Roma, Afrodite na Grécia). Ainda, além de representar uma das principais deusas do panteão romano, o planeta também tinha grande importância em outras mitologias. Entre os sumérios, por exemplo, Vênus era Inana (também conhecida como Ishtar), que, além de ter características semelhantes a Afrodite, também representava a justiça e a guerra. Já na China, o planeta era associado ao metal, que cumpre função importante na filosofia antiga dos povos locais, e na Índia, seu brilho representava uma poderosa deidade.

Vênus na história

fases de vênus
Imagem: Wikimedia Commons

Os maias também registravam os movimentos de Vênus, que tinha importância em seu calendário. Mas as observações de povos antigos, por vezes, eram contraditórias, em função do aparente desaparecimento do planeta em um lado do horizonte (graças à sua proximidade ao Sol) e seu posterior reaparecimento no outro lado. Muitas civilizações, assim, incluindo os gregos, já entenderam Vênus como sendo dois corpos diferentes. Na era romana, contudo, o planeta já era visto como um só. E, durante esse período, Ptolomeu, um dos nomes mais importantes da história da astronomia, tratou a hipótese de Mercúrio e Vênus se localizarem entre Sol e Terra, o que foi confirmado por observações paralelas na Pérsia e Andaluzia.

No século XVII, um grande nome da ciência passou pela história do conhecimento sobre Vênus: Galileu Galilei. O planeta foi um dos observados ao apontar ao telescópio para os céus, podendo Galileu perceber as suas fases, somente possíveis se o astro orbitasse o Sol, e não a Terra. E, algumas décadas depois, indícios da atmosfera do planeta foram observadas por russos, alemães e americanos.

Hoje, temos ainda mais informações sobre nosso ‘planeta-irmão”, semelhante a nós em tamanho (raio de 6052 km, 0.95 vezes o raio terrestre), massa (4.7 x 10^24 kg, 0.82 vezes a massa da Terra) e proximidade ao Sol (o semieixo maior de sua órbita é de aproximadamente 108 milhões de km, comparado a 150 milhões de km no caso da Terra).

Atmosfera e estrutura

superfície de vênus
Imagem: NASA/JPL

Há uma grande diferença de Vênus em relação à Terra, contudo. Sua atmosfera é muito densa. Na verdade, a mais densa entre todos os planetas rochosos, isto é, com valor 50 vezes maior do que na Terra, ao nível do mar e a 20ºC. A massa atmosférica é 92 vezes maior que a de nosso planeta, enquanto sua pressão de superfície é 93 vezes maior, equivalente à pressão em quase 1 km de profundidade em nossos oceanos.

A composição química também é bastante diferente, sendo 96.5% dióxido de carbono, e 3.5% nitrogênio, com traços de outros gases como dióxido de enxofre. A enorme quantidade de CO2 é responsável por um efeito estufa descontrolado, causando temperaturas de superfície de até 460ºC no planeta, valor maior do que em Mercúrio, mesmo sendo mais distante do Sol.

Sobre a superfície, 80% da mesma está coberta por planícies vulcânicas, sendo o resto composto de duas grandes regiões elevadas, Ishtar Terra e Aphrodite Terra. É um planeta com grande presença de vulcões, havendo tantas estruturas quanto na Terra e mais de 160 com mais de 100 km de extensão. Acredita-se que a grande quantidade de regiões extensas de vulcanismo, em comparação com nosso planeta, deve-se à crosta ser mais antiga e menos sujeita à erosão. Também há grande presença de crateras. Há poucos dados diretos sobre a estrutura interna do planeta, mas a similaridade com a Terra sugere camadas parecidas: crosta, manto e um núcleo parcialmente líquido. Não há evidências, contudo, de placas tectônicas.

O campo magnético, por sua vez, é bem mais fraco do que o nosso e é totalmente externo (a Terra também tem um campo magnético interno). A magnetosfera do planeta, portanto, é induzida pelas interações dos ventos solares com sua atmosfera, garantindo muito menor proteção à radiação cósmica do que por aqui. Assim, as partículas que entram na atmosfera podem criar íons de oxigênio e hidrogênio com velocidades suficientes para escapar dela, causando perda de água e maior retenção de moléculas mais pesadas, como o muito presente dióxido de carbono.

Perguntas frequentes

Qual o planeta mais próximo da Terra?

Vênus é o planeta mais próximo da Terra. É semelhante em tamanho ao nosso planeta e tem uma massa de 4,869 x 10^24 kg. Vênus orbita o Sol a cada 224,7 dias e tem uma velocidade orbital média de 35 km/s.

Qual a temperatura de Vênus?

A temperatura de Vênus é de aproximadamente 462 graus Celsius na superfície. O planeta Vênus é extremamente quente devido ao efeito estufa causado pelo CO2 na atmosfera. A sua atmosfera espessa atua como um cobertor, retendo o calor e elevando as temperaturas. Vênus não tem oceanos de água para ajudar a regular a temperatura. Isso o torna o planeta mais quente do Sistema Solar.

Por que Vênus é o planeta do amor?

Existem algumas razões pelas quais Vênus é conhecido como o planeta do amor. Por um lado, seu nome é derivado da deusa romana do amor, beleza e fertilidade. Além disso, o próprio planeta é incrivelmente bonito, com suas nuvens brilhantes e atmosfera espessa.

Qual a composição da atmosfera de Vênus?

Vênus tem uma atmosfera composta principalmente de dióxido de carbono e nitrogênio com vestígios de vapor de água, dióxido de enxofre e monóxido de carbono.