Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

NASA descobre três exoplanetas com tamanhos semelhantes à Terra

Utilizando o telescópio espacial TESS, da NASA, astrônomos puderam descobrir três pequenos planetas orbitando uma estrela anã-M brilhante chamada L 98-59. Um desses planetas, L 98-59b, é o menor já descoberto pela missão TESS.

Também conhecido como TOI-175, TIC 307210830, L 98-59 é uma anã-M com cerca de um terço da massa do Sol e está a cerca de 34,5 anos-luz de distância, na constelação de Volans.

A estrela é orbitada por pelo menos três planetas planetas. O mais interno, L 98-59b, tem cerca de 80% do tamanho da Terra e é cerca de 10% menor que o recordista anterior descoberto pelo TESS. Ele orbita a cada 2,25 dias, ficando tão perto da estrela hospedeira que recebe até 22 vezes a quantidade de energia que a Terra recebe do Sol.

Os outros dois mundos neste sistema, L 98-59c e L 98-59d, estão em torno de 1,4 e 1,6 vezes o tamanho da Terra, respectivamente.

L 98-59c, o planeta do meio, orbita a cada 3,7 dias e experimenta cerca de 11 vezes mais radiação que a Terra.

L 98-59d, o planeta mais distante identificado no sistema, orbita a cada 7,5 dias e é soprado com cerca de quatro vezes a energia radiante da Terra.

Os planetas encontram-se fora da zona habitável da estrela, mas há a possibilidade da existência de água líquida em abaixo da superfície.

Eles ocupam o que os cientistas chamam de zona de Vênus, uma distância onde um planeta com uma atmosfera inicial parecida com a Terra poderia experimentar um efeito estufa descontrolado que o transforma em uma atmosfera semelhante a Vênus.

“Se víssemos a estrela L 98-59, os trânsitos da Terra e de Vênus nos levariam a pensar que os planetas são quase idênticos, mas sabemos que não são”, disse o Dr. Joshua Schlieder, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA.

“A descoberta é uma grande realização científica e de engenharia para o TESS”, disse o Dr. Veselin Kostov, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA e do Instituto SETI.

“Ainda temos muitas dúvidas sobre por que a Terra se tornou habitável e Vênus não. Se pudermos encontrar e estudar exemplos semelhantes em torno de outras estrelas, como o L 98-59, poderemos potencialmente desbloquear alguns desses segredos.”

O artigo científico foi publicado em Astronomical Journal.

Espaço