Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

NASA descobre três exoplanetas com tamanhos semelhantes à Terra

Utilizando o telescópio espacial TESS, da NASA, astrônomos puderam descobrir três pequenos planetas orbitando uma estrela anã-M brilhante chamada L 98-59. Um desses planetas, L 98-59b, é o menor já descoberto pela missão TESS.

Também conhecido como TOI-175, TIC 307210830, L 98-59 é uma anã-M com cerca de um terço da massa do Sol e está a cerca de 34,5 anos-luz de distância, na constelação de Volans.

A estrela é orbitada por pelo menos três planetas planetas. O mais interno, L 98-59b, tem cerca de 80% do tamanho da Terra e é cerca de 10% menor que o recordista anterior descoberto pelo TESS. Ele orbita a cada 2,25 dias, ficando tão perto da estrela hospedeira que recebe até 22 vezes a quantidade de energia que a Terra recebe do Sol.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Os outros dois mundos neste sistema, L 98-59c e L 98-59d, estão em torno de 1,4 e 1,6 vezes o tamanho da Terra, respectivamente.

L 98-59c, o planeta do meio, orbita a cada 3,7 dias e experimenta cerca de 11 vezes mais radiação que a Terra.

L 98-59d, o planeta mais distante identificado no sistema, orbita a cada 7,5 dias e é soprado com cerca de quatro vezes a energia radiante da Terra.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Os planetas encontram-se fora da zona habitável da estrela, mas há a possibilidade da existência de água líquida em abaixo da superfície.

Eles ocupam o que os cientistas chamam de zona de Vênus, uma distância onde um planeta com uma atmosfera inicial parecida com a Terra poderia experimentar um efeito estufa descontrolado que o transforma em uma atmosfera semelhante a Vênus.

“Se víssemos a estrela L 98-59, os trânsitos da Terra e de Vênus nos levariam a pensar que os planetas são quase idênticos, mas sabemos que não são”, disse o Dr. Joshua Schlieder, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“A descoberta é uma grande realização científica e de engenharia para o TESS”, disse o Dr. Veselin Kostov, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA e do Instituto SETI.

“Ainda temos muitas dúvidas sobre por que a Terra se tornou habitável e Vênus não. Se pudermos encontrar e estudar exemplos semelhantes em torno de outras estrelas, como o L 98-59, poderemos potencialmente desbloquear alguns desses segredos.”

O artigo científico foi publicado em Astronomical Journal.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.