Connect with us

Hi, what are you looking for?

Política Editorial

Abaixo estão as diretrizes gerais que seguimos na SoCientífica em relação às fontes que apresentamos em nosso site.

Fontes

A SoCientífica se preza a exemplificar e/ou tornar acessível conteúdos de ciência, tecnologia, história e fatos acerca do mundo natural e artificial. Para isso, buscamos fontes responsáveis e respeitáveis nacionais e/ou estrangeiras.

Republicações

Parte de nosso conteúdo vem da prática conhecida por “churnalism“. Isto é, publicamos releases e notícias no atributo de Fair Use (Uso Justo para o termo jurídico) no intuito de tornar mais acessível um conteúdo que foi divulgado por universidades e agências nacionais ou estrangeiras. Há também a republicação de conteúdos de portais parceiros, que são autorizados previamente.

Traduções

Parte do nosso conteúdo é traduzido de fontes estrangeiras, onde existe um maior número de instituições dedicadas a criar matérias de divulgação científica das pesquisas criadas pelos seus próprios pesquisadores.

Nossas traduções são realizadas por membros da redação com o apoio de inteligência artificial/deep learning em ferramentas como o DeepL e Google Translator. Todas as revisões, contudo, são realizadas manualmente, pela inteligência humana de nossos colaboradores.

Problemas com a publicação

Uma publicação pode ser corrigida se houver um erro ou omissão de informações importantes. Apoiamos o esforço de os nossos leitores e/ou funcionários das instituições e agências que republicamos nossos artigos a nos contatar com qualquer correção disponível. Os pesquisadores mencionados em alguma publicação também podem entrar em contato conosco.

Se as correções forem relativamente pequenas (por exemplo, ortografia, gramática ou um erro factual claro), geralmente faremos isso por conta própria, mas como estamos lidando muitas palavras diariamente, podemos deixar erros passarem despercebidos.

Não faremos alterações substanciais nas postagens solicitadas por terceiros sem trabalhar analisar a possibilidade nas fontes originais das postagens em questão. Isso se aplica especialmente nos casos de indivíduos ou grupos que podem discordar de uma determinada pesquisa – às vezes não necessariamente por causa de qualquer imprecisão, mas porque simplesmente discordam de uma descoberta ou conclusão.

A SoCientífica pode retirar uma postagem do ar sem aviso prévio caso a integridade do estudo seja colocado à mesa ou se a crítica de nossos leitores sejam racionais o bastante para nos convencer de tal ação.