Ciclo do carbono

Felipe Miranda

O ciclo do carbono é a forma da natureza de reutilizar átomos de carbono, que viajam da atmosfera para organismos na superfície e depois voltam para a atmosfera novamente. A maioria do carbono é armazenado em rochas e sedimentos, enquanto o resto é armazenado no oceano, na atmosfera e nos organismos vivos.

Não só o ciclo do carbono, mas o carbono em si é muito importante para nós. A importância do quarto elemento mais abundante do universo está em sua capacidade de realizar quatro ligações. Por isso, ele pode compor uma infinidade de moléculas. Plásticos, compostos importantíssimos, combustíveis e a existência vida – seja ela animal, vegetal ou microscópica. Dependemos do carbono apenas para a base da vida e a base de nosso mundo. Apenas.

Assim como o carbono foi importante para o surgimento e a existência da vida, o ciclo do carbono é muito importante para a manutenção da vida no planeta Terra. Seria cômico, se não fosse trágico. O elemento mais importante para a vida é o principal contribuinte pelas mudanças climáticas. Ele é contribuinte, mas não é o responsável. Os responsáveis somos nós, humanos. O carbono é essencial para a manutenção da temperatura atmosférica. Mas seu excesso mantém a temperatura alta de mais.

O ciclo do carbono

Geralmente, quando vamos separar o lixo, separamos em materiais recicláveis e em materiais orgânicos. Mas o que geralmente não pensamos é que os materiais orgânicos também são recicláveis, mas são recicláveis pela natureza. O ciclo do carbono é o meio pelo qual a natureza recicla os átomos de carbono, presentes nas moléculas orgânicas.

O ciclo se propaga constantemente em uma viagem sem fim. O carbono viaja da atmosfera para os habitats terrestres e aquáticos, e dos habitar para a atmosfera novamente.

Ciclo do carbono.
O diagrama exemplifica o ciclo do carbono. Imagem: Kevin Saff / Gtyogui / Wikimedia Commons

A quantidade de carbono na Terra não muda, pois o planeta é um sistema fechado. O que muda é o seu posicionamento. Por exemplo, o carbono que está amplificando o efeito estufa não estava na atmosfera, mas em minerais, petróleo e no solo. Há cerca de 65.500 bilhões, ou 65.500.000.000.000 de toneladas de carbono na Terra. A maioria desse carbono está armazenada nas rochas.

Decomposição de materiais orgânicos, respiração de seres vivos, respiração e alimentação microbiana, dejetos orgânicos – são alguns emissores de dióxido de carbono CO2 naturais.

Idealmente, o carbono se regula na atmosfera, já que as plantas, como árvores, algas marinhas e outras plantas terrestres e aquáticas, absorvem o CO2 da atmosfera. Elas utilizam o carbono em seu crescimento e liberam oxigênio. No entanto, se há um excedente de CO2 absorvido, a planta o libera de volta para a atmosfera.

Além do auxílio na vida, o carbono, junto com a água, forma o ácido carbônico. Quando essas chuvas levemente ácidas ocorrem, características das superfícies são alteradas, como formatos de formações rochosas e liberação de minerais importantes na água.

O carbono é responsável por grandes mecanismos da Terra, e o ciclo do carbono é extremamente complexo.

A regulação do ciclo do carbono

Quando as folhas das plantas caem, ou quando algum animal se alimenta delas, esse carbono muda para outros pontos do sistema – volta para a atmosfera, para o solo ou vai para o corpo de outro ser vivo.

Naturalmente, a natureza possui uma autorregulação, e o carbono não sobra demais em nenhum subsistema do sistema fechado que chamamos de Terra. Houve, é claro, momentos com excedente de carbono na atmosfera em que as temperaturas se elevaram. A desregulação do ciclo de carbono pode ocorrer naturalmente por grandes erupções vulcânicas e grandes choques de asteroides. Grandes eventos e catástrofes podem liberar na atmosfera grandes quantidades de carbono e outros gases de efeito estufa. Mas o planeta comumente está autorregulado.

O gráfico abaixo mostra a variação na temperatura global nos últimos milhões de anos.

Imagem: Zachos at al., 2001

Uma elevação do Himalaia há 50 milhões de anos expôs rochas que puderam absorver uma quantidade considerável de carbono da atmosfera, por meio do intemperismo químico. Essa absorção foi suficiente para gerar uma redução na temperatura global, como demonstra o gráfico. Essa queda de temperatura ocasionou algumas formações de gelo que alteraram a proporção entre o oxigênio pesado (oxigênio-18, com 8 prótons e 10 nêutrons) e leve (oxigênio-16, com 8 prótons e 8 nêutrons) no oceano profundo.

Pouco importante esse tal carbono, não?

Perguntas frequentes sobre o ciclo do carbono

Por que o ciclo do carbono é importante?

O ciclo do carbono é importante para a sobrevivência de toda a vida na Terra. De um ponto de vista ambiental, o carbono proporciona isolamento, capturando o calor do Sol. Do ponto de vista biológico, o carbono é o bloco de construção da vida e forma laços estáveis com outros elementos necessários à vida.

Quais são as 4 etapas do ciclo do carbono?

1. O carbono entra na atmosfera como CO2;
2. O CO2 é absorvido por autótrofos, tais como plantas verdes;
3. Os animais consomem plantas, incorporando assim o carbono em seu sistema;
4. Animais e plantas morrem, seus corpos se decompõem e o carbono é reabsorvido para a atmosfera;