Rocha

Dominic Albuquerque

Uma rocha é um agregado natural de minerais e substâncias semelhantes a minerais chamados mineralóides. As rochas são classificadas como sedimentares, ígneas e metamórficas, com base em sua composição mineral e química, na textura das partículas constituintes e nos processos que as formaram. O estudo das rochas é chamado de petrologia.

A crosta terrestre (incluindo a litosfera) e o manto são formados de rocha. A crosta tem em média cerca de 35 quilômetros de espessura sob os continentes, mas tem em média apenas cerca de 7 a 10 quilômetros sob os oceanos. A crosta continental é composta principalmente de rochas sedimentares, mas com uma grande variedade de rochas metamórficas e ígneas, incluindo granulite e granito. A crosta oceânica é composta principalmente de basalto e gabbro. Tanto a crosta continental quanto a oceânica descansam sobre a peridotita do manto terrestre.

Os tipos de rochas

Rochas sedimentares, ígneas e metamórficas são os três tipos de rochas que constituem todas as rochas presentes na Terra. Cada um desses tipos possui características e origens específicas. Elas são fruto de processos físicos que compõe o ciclo da rocha, como derretimento, resfriamento, erosão, compactação e deformação.

Rochas sedimentares

cosmic timetraveler PfxjrYOd3pc unsplash
É possível observar camadas nas rochas sedimentares. Imagem: Unsplash

Rochas preexistentes ou fragmentos de espécies extintas servem como a base constitutiva das rochas sedimentares. Elas se desenvolvem a partir de depósitos que se acumulam na superfície terrestre. Rochas sedimentares frequentemente exibem camadas.

A sedimentação refere-se ao grupo de atividades que faz com que partículas orgânicas ou minerais acumulem-se em determinada região. Essas partículas que se acumulam são conhecidas como sedimentos. Estima-se que elas cubram cerca de 73% da área terrestre da superfície. Contudo, constituem apenas 8% do volume da crosta.

Há quatro categorias principais nas rochas sedimentares: clásticas, químicas, bioquímicas e orgânicas. Os tipos de minerais e substâncias cimentadas presentes nas rochas determina a sua composição.

As rochas sedimentares contêm fósseis de plantas e animais, pois se originam de sedimentos que foram gerados a partir de outras rochas, junto a restos vegetais e animais. Elas somente se formam em áreas onde os sedimentos se acumularam por tempo suficiente para se comprimirem e cimentarem em camadas sólidas.

Rochas ígneas

rocha1

Dentre os tipos de rochas encontram-se as rochas ígneas, nomeadas a partir da palavra latina para “fogo”. Elas surgem quando rochas quentes e derretidas cristalizam e solidificam. O derretimento começa próximo a bordas tectônicas ou locais quentes, no interior da Terra, antes de subir à superfície.

Para formar as rochas ígneas, o magma (rocha derretida) resfria e cristaliza em vulcões na superfície da Terra, ou ainda sob a crosta. Devido ao calor extremo presente no manto superior e na crosta inferior, todo o magma se forma na área subterrânea.

A composição das rochas ígneas pode variar bastante, dependendo do magma do qual se resfriam. Dependendo das condições de resfriamento, sua aparência também pode variar.

As rochas ígneas se classificam em intrusivas ou extrusivas. Comparadas às rochas sedimentares, as ígneas são mais firmes e mais resistentes a altas temperaturas. A maioria delas contém vastos depósitos minerais.

Rochas metamórficas

rocha2

As rochas metamórficas são um dos tipos de rochas presentes no planeta. Com a pressão, o calor e o tempo, as rochas metamórficas gradualmente se transformam num tipo diferente de rocha.

O calor ou pressão extremos presentes na crosta terrestre faz com que as rochas metamórficas, previamente sedimentares ou ígneas, se transformarem. Elas possuem uma textura cristalina, e surgem sob circunstâncias muito específicas.

É necessário que a rocha preexistente encontre-se em temperaturas ou pressões extremas, ou submetida diante fluídos quentes e ricos em minerais. A crosta da Terra é onde essas condições são mais frequentes, seja na crosta ou nas bordas entre as placas tectônicas.

Classificam-se em rochas metamórficas foliadas e não-foliadas. Comparadas com as rochas das quais se formam, elas são mais densas, menos porosas e mais firmes.

« Retorne para a Enciclopédia
Compartilhar