Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Descoberta revela que o espinossauro era realmente um ‘monstro do rio’

representação artística do espinossauro
A descoberta de dentes no leito de um rio desmonta nossa definição atual de dinossauros. (Imagem: Gustavo Monroy-Becerril)

A descoberta de mais de mil dentes fossilizados do dinossauro espinossauro no leito de um rio pré-histórico acaba com nossa definição atual de dinossauros.

Embora já soubéssemos que o espinossauro fosse um dinossauro semiaquático, geralmente os paleontólogos consideram esse grupo extinto de répteis como exclusivamente terrestres.

Mas essa espécie definitivamente não permanecia seca.

Dinossauro nadador

A espécie Spinosaurus aegyptiacus tinha uma cauda gigante em forma de barbatana.

Alguns cientistas têm certeza de que o dinossauro espinossauro era nadador — o primeiro exemplo conhecido entre os dinossauros.

dentes do espinossauro

Agora, centenas de dentes dessa criatura e quase metade do enorme estoque foram encontrados no Marrocos, o que convence ainda mais esses cientistas disso.

O paleobiólogo David Martill, da Universidade de Portsmouth, disse a partir dessa pesquisa que podemos confirmar este local como o lugar onde este gigantesco dinossauro viveu até morrer.

Ainda mais, os resultados são totalmente consistentes com a ideia de um verdadeiro ‘monstro do rio’ que vive na água.

Essa enorme quantidade de dentes pertence tanto aos dinossauros quanto a alguns animais aquáticos. Contando mais de 1.200 fósseis, os pesquisadores descobriram que pouco menos da metade eram do espinossauro.

Estilo de vida aquático

A grande abundância de dentes de espinossauro no leito do rio é um reflexo de seu estilo de vida aquático, em relação a outros dinossauros, como argumenta a equipe.

Porque a probabilidade de ter dentes no depósito do rio para um animal que vive grande parte de sua vida na água é maior do que para aqueles dinossauros que talvez apenas visitassem o rio para beber e se alimentar ao longo de suas margens, é o que escrevem os pesquisadores.

Em 2014, o paleontólogo Nizar Ibrahim defendeu pela primeira vez o espinossauro semiaquático.

Outros que examinaram o fóssil, na época, discordaram argumentando que o dinossauro era apenas um flutuador impelido pela água pela fome de peixes, na melhor das hipóteses.

espinossauro nadando

Então, no início deste ano, Ibrahim e seus colegas encontraram uma cauda fossilizada de espinossauro.

A descoberta acrescentou muito mais peso à ideia de que esse predador gigante passou pelo menos algum tempo nadando. Tanto que a equipe declarou sua cauda a primeira “evidência inequívoca de uma estrutura propulsora aquática em um dinossauro”.

A nova descoberta em Marrocos só confirma essa ideia. O argumento é que o dinossauro espinossauro não era apenas semiaquático, mas “em grande aquático” e passou grande parte de sua vida na água.