Répteis

Letícia Silva Jordão

Os répteis são uma classe antiga e robusta de criaturas que inclui lagartos, dinossauros, crocodilos, tartarugas e cobras. Este grupo é muito diversificado e possui mais de 10.000 espécies distintas e de extensa representação fóssil. Entre suas características, conseguimos encontrar espécies que possuem desenvolvimento amniótico, um corpo com escamas epidérmicas e que respiram ar com fertilização interna. Esses animais, que antes eram os vertebrados terrestres mais dominantes do planeta Terra, ainda ocupam quase todos os ambientes fora do extremo norte e sul.

A evolução dos répteis

Os répteis surgiram pela primeira vez no registro fóssil por volta de 310 a 320 milhões de anos atrás, quando os pântanos cobriam a maior parte de suas terras na época. Os anapsídeos, que são aqueles que não possuem um buraco na parte de trás do crânio, foram os primeiros répteis a se desenvolver. Após eles, surgiram os diápsidos, que são os répteis que vivem atualmente conosco. Assim como quase todos os répteis dos 250 milhões de anos anteriores, eles possuem duas aberturas na parte de trás da cabeça. Apenas a tartaruga é classificada como um anapsídeo, mesmo sem ser totalmente genuíno, já que seu crânio se desenvolveu mais tarde. Mas, a classe dos répteis evoluiu e mudou drasticamente ao longo de milhões de anos. Os arcossauromorfos, que incluem dinossauros, crocodilos e pássaros, surgiram pela primeira vez no registro fóssil há cerca de 200 milhões de anos, durante o Período Triássico Superior. Eles prosperaram e ganharam destaque durante todo o Período Jurássico. As proto-tartarugas surgiram no mesmo período e mantiveram a mesma forma corporal desde então. O Squamata provavelmente se desenvolveu entre 160 e 170 milhões de anos atrás, enquanto as cobras-reais não apareceram até cerca de 100 milhões de anos atrás. Parte dessa evolução foi impulsionada por grandes mudanças abruptas no ecossistema, como o evento de extinção em massa há 250 milhões de anos e o impacto de asteroides e a atividade vulcânica que atingiram todos os dinossauros não-aviários extintos há cerca de 65 milhões de anos. Desde então, os répteis diminuíram de tamanho e começaram a coexistir no ambiente com aves e mamíferos, que, na verdade, se separaram dos primeiros répteis há cerca de 300 milhões de anos.

Principais características do répteis

Uma forte característica que está presente em muitos répteis são as suas escamas epidérmicas. A beta queratina, uma espécie de queratina encontrada apenas em escamas de répteis, também está presente na pele interescalar, característica compartilhada com outros vertebrados. As escamas reptilianas consistem principalmente de queratina e podem variar em tamanho, desde extremamente pequenas até um pouco massivas. Os escudos que protegem o casco de uma tartaruga ou as placas de um crocodilo, por exemplo, são feitos das maiores escamas. A classe Reptilia também é caracterizada por outros atributos. Existe apenas um côndilo occipital, que é uma protuberância que liga o crânio à primeira vértebra. Nos répteis, o intercentro da segunda vértebra cervical se funde ao eixo em adultos, e as vértebras cervicais contêm quilhas ventrais médias.

répteis

Existem duas ou mais vértebras sacrais em táxons com membros totalmente formados. Os répteis não possuem um osso coronóide anterior, mas sua mandíbula inferior é composta de outros ossos. As vibrações sonoras do tímpano para o ouvido interno são transmitidas através do estribo, um osso auditivo no ouvido. A reprodução sexual interna permite o depósito de espermatozóides por cópula ou aposição de cloacas. Algumas culturas também praticam a reprodução assexuada. Em certas espécies, os embriões podem aderir à mãe através da placenta durante o desenvolvimento interno e ser mantidos nos ovidutos da fêmea. No entanto, a maioria das espécies cresce externamente, com embriões envoltos em cascas de ovos. Cada embrião está sempre encerrado em um âmnio, um saco cheio de líquido membranoso.

Classificação dos répteis

Os répteis são organizados a partir de quatro grupos que ajudam a mostrar as diferenças que cada um deles tem entre si. A seguir, você conhece mais sobre cada um deles e quais répteis fazem parte de cada um.

Testudines

Todas as espécies conhecidas de tartarugas estão incluídas na única ordem Testudines, que é categorizada na subclasse Anapsida. Sua casca dura, baseada em cartilagem, que se estende das costelas e serve como escudo é o que o torna único.

Testudines

Squamata

A ordem Squamata inclui vários dos menores répteis existentes. Pelo menos alguns animais dessa ordem frequentemente têm veneno como mecanismo de defesa contra as suas presas. Os venenos são extremamente variados em estrutura e função porque se desenvolveram a partir de muitas proteínas pré-existentes encontradas em todo o corpo.

Squamata

Crocodilia

Um dos maiores predadores carnívoros do mundo, esta ordem antiga contém todos os jacarés, crocodilos e gaviais atuais. As espécies de Crocodilia passam uma parte considerável de sua existência dentro ou perto da água e têm cabeça achatada, pele grossa, cauda longa e fileiras de dentes grandes. Esta ordem é o parente vivo mais próximo da classe das aves. Isso porque os ancestrais da ordem Crocodilia eram intimamente relacionados aos dinossauros.

Crocodylia

Rhynchocephalia

Essa ordem apareceu pela primeira vez durante o Período Triássico, a cerca de 200 a 250 milhões de anos atrás. Ela costumava ser muito variada, mas agora resta apenas um gênero vivo — as duas espécies de tuatara da Nova Zelândia, semelhantes a lagartos. Apesar de ter uma aparência de lagarto, essa ordem tem algumas semelhanças morfológicas fundamentais com os dinossauros e crocodilos.

Rhynchocephalia

Distribuição pelo planeta

A maioria das espécies de répteis da Terra habita entre as latitudes de 30° N e 30° S. Os répteis são principalmente criaturas de zonas tropicais e temperadas. No entanto, populações de pelo menos duas espécies, a víbora europeia e o lagarto comum, são encontradas na ponta norte do Círculo Polar Ártico. O fator mais importante sobre o ambiente em que os répteis vivem é a sua temperatura. Ela consegue ter um efeito significativo em suas atividades pois afeta sua temperatura corporal. Assim, muitos répteis possuem a temperatura igual ao do ambiente em que vivem.

Número de espécies de répteis em vários continentes e em áreas geográficas selecionadas até 2020. As exceções estão localizadas nos dois polos.

Dessa forma, esses animais alternam entre períodos de exposição ao Sol para manter a temperatura corporal aumentada em um nível um pouco consistente. Além disso, a grande maioria dos ecossistemas abriga algum réptil. Um exemplo disso são as cobras de barriga amarela que ficam a maior parte da sua vida em ambiente marinho. Enquanto isso, outras cobras marinhas residem em águas costeiras de estuários e recifes de coral, onde elas se alimentam e dão à luz longe de qualquer costa, já que lá elas ficam indefesas. Embora a maioria das espécies de tartarugas marinhas viva no oceano aberto durante o estágio de filhote até o estágio juvenil inicial, as tartarugas marinhas são principalmente criaturas costeiras. Os ecossistemas de água doce incluem grandes rios, lagos, pequenos riachos de montanha e muitas cobras aquáticas, crocodilos e alguns lagartos. Em terra, bosques, pastagens e até desertos genuínos abrigam uma variedade de tartarugas, cobras e lagartos. Os dois principais carnívoros de pequenos animais em muitas regiões desérticas são lagartos e cobras.

Lista de répteis de A a Z

Anaconda

Índice de ConteúdoOnde as anacondas vivem?As anacondas são perigosas ou venenosas?Qual o tamanho da maior anaconda de todos os tempos?Há alguma serpente maior que a anaconda?A anaconda é, talvez, a criatura mais impressionante da natureza brasileira. Excessivamente longa, essa serpente, também conhecida por sucuri, possui olhos situados no topo da cabeça, que auxiliam na observação…

Dinossauro

Índice de ConteúdoA ascensão dos dinossaurosO que define um dinossauroPrincipais características físicas dos dinossaurosRépteis pré-históricos confundidos com dinossaurosDinossauros dominaram o nosso planeta por mais de 140 milhões de anos. Dentro do seu grupo, é possível encontrar uma variedade quase infinita de indivíduos, de pequenos a grandes — por exemplo, o argentinossauro, que alcançava 37 metros de…

Serpente marinha

Índice de ConteúdoPrincipais características da serpente marinhaOnde vive a serpente marinhaComportamento e alimentaçãoReproduçãoSerpentes marinhas são venenosasA serpente marinha está intimamente relacionada às cobras terrestres. Ela se adaptou a uma vida na água e tem uma cabeça achatada que minimiza a resistência à água quando nada. O corpo da serpente marinha é comprimido, e serve como…

Tartaruga

As tartarugas são os répteis da ordem Testudines, que se divide em três subordens. A primeira é a subordem Pleurodira, que engloba as tartarugas que retraem o pescoço lateralmente para dentro do casco. Depois, há a subordem Cryptodira, das tartarugas que retraem a cabeça na linha da coluna. Por fim, a subordem Amphichelydia contém todos os…

Perguntas frequentes sobre répteis

O que são répteis?

Os répteis são uma classe de animais de sangue frio caracterizados por pele áspera e postura de ovos. É apenas uma das três classes de vertebrados, juntamente com mamíferos e aves, que possuem um âmnio, ou saco interno, durante o estágio embrionário de desenvolvimento.

Quais as principais características dos répteis?

Os répteis têm escamas ásperas ou placas ósseas que cobrem a pele. Essas criaturas de sangue frio não podem manter uma temperatura corporal interna consistente e dependem completamente do ambiente externo para aquecer ou esfriar.