A anaconda é, talvez, a criatura mais impressionante da natureza brasileira. Excessivamente longa, essa serpente, também conhecida por sucuri, possui olhos situados no topo da cabeça, que auxiliam na observação e busca por presas enquanto permanecem dentro d’água. A anaconda é uma serpente constritora, não venenosa, o que significa que ela aperta suas presas até sufocá-las. Elas costumam atacar das profundezas, e podem caçar gados, jacarés e outros animais do mesmo tamanho.
Onde as anacondas vivem?
As anacondas são nativas da América do Sul, e encontram-se principalmente nas áreas ao leste dos Andes, como no Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia. As anacondas gostam da água, e por isso passam bastante tempo nas vias navegáveis (rios) da América do Sul.
Portanto, gostam dos ambientes das florestas tropicais, e de viverem próximas à água. Quando não estão dentro d’água, se escondem na vegetação, de maneira a atacar suas presas de forma furtiva.
Além da América do Sul, essas serpentes já foram vistas também em áreas dos Estados Unidos.
As anacondas são perigosas ou venenosas?
As anacondas não são venenosas, mas isso não anula o seu perigo. Devido ao seu tamanho e alcance, elas podem derrubar animais grandes, como crocodilos e onças. Seu método de ataque é único e fatal, do tipo constritor.
Essas criaturas costumam ficar sob a água, deixando apenas o topo da cabeça expostos, o que as permite avistar suas presas. Quando o alvo se aproxima, a cobra ataca, usando as presas para segurá-las antes de começar a envolvê-lo em seu abraço.
Quando a presa não consegue mais escapar é que a serpente começa a apertá-la cada vez mais, até que o animal esteja morto. A constrição é fatal em vários níveis, podendo estrangular o alvo, ou causar a falha dos seus órgãos. Depois disso, a anaconda engole sua presa por inteiro.
Qual o tamanho da maior anaconda de todos os tempos?
A maior anaconda alcançou raros 10 m de comprimento, e pesava cerca de 400 kg. A cobra foi descoberta num local de construção no Brasil, e morreu após uma explosão controlada no local. De qualquer maneira, ela foi morta por humanos.
Dentre as variantes da anaconda, a maior delas é a anaconda verde. Uma anaconda média, ou sucuri, nome popular no Brasil, pode alcançar 6 m de comprimento e pesar até 136 kg. Existem outras espécies, como a amarela e a boliviana. As fêmeas, geralmente, costumam ser maiores que os machos.
Como os nomes sugerem, as espécies variam tanto em cor, mas também em tamanho. As anacondas são difíceis de serem vistas porque vivem em áreas remotas.
Há alguma serpente maior que a anaconda?
A anaconda verde é apontada como a maior de todas, devido à espessura do seu corpo e seu comprimento. Contudo, o registro da maior cobra registrada, capturada em cativeiro e cujo tamanho foi certificado por terceiros (diferentemente da anaconda de 10 m citada acima) foi uma píton-reticulada.
Além das pítons crescerem mais do que as anacondas, em média, elas também já alcançaram um comprimento de 7,62 m. além disso, acredita-se que o tamanho máximo de uma píton-reticulada seja 10 m ou mais.
É possível que a píton-reticulada seja uma espécie maior em comprimento, apesar de serem mais estreitas e leves que as anacondas. Como a maior anaconda viva não teve seu tamanho verificado, a dúvida sobre ela ter sido a maior anaconda de todas continua.