‘Dragão da vida real’ da Austrália era enorme, dentuço e um caçador nato

Rafael D'avila

Na Austrália, há 110 milhões de anos, um dragão da vida real dominava os céus com uma envergadura que ultrapassava os sete metros. Pesquisas revelaram que se tratava do pterossauro do continente. Sua presença ali é um fato raro, segundo paleontólogos.

Em toda a história, menos de 20 espécimes de pteroussauros foram descritos desde que os paleontólogos descobriram os ossos desse dinossauro, que apelidaram de ‘dragão da vida real’. Eles identificaram a espécie como Thapunngaka shawi, de um pedaço fossilizado de uma mandíbula inferior encontrada em um local no noroeste de Queensland.

A datação que os arqueólogos conduziram revela que o material pertencia ao período Cretáceo, cerca de 145,5 milhões a 65,5 milhões de anos atrás. Apenas o crânio deste ‘dragão da vida real’ tem mais de um metro de comprimento, e sua boca acomodava tranquilamente 40 dentes. Daí fica fácil entender seu apelido!

dragão da vida real
Imagem: Tim Richards

O nome do gênero, ‘Thapunngaka’, vem de uma das línguas do povo indígena da Nação Wanamara, que vive na região em que encontraram o fóssil, ou seja, fizeram uma homenagem. “O nome incorpora, contudo, “thapun [ta-BOON ‘] e ngaka [NGA’-ga],” que são “as palavras em Wanamara para’ lança ‘e’ boca ‘, respectivamente”, escreveram os pesquisadores.

Dragão da vida real caçava animais aquáticos e terrestres

Já ‘Shawi’ é em referência ao homem que encontrou o fóssil, um garimpeiro chamado Len Shaw. “Portanto, o nome significa ‘boca de lança de Shaw'”, relataram os cientistas no estudo. Este dragão da vida real tinha uma crista na parte inferior da mandíbula.

“As cristas provavelmente desempenharam um papel na dinâmica de voo dessas criaturas”, disse o co-autor do estudo Steven Salisbury, professor sênior da Escola de Ciências Biológicas da UQ. Mesmo não sendo um animal extremamente grande, o pterossauro era um predador rápido e mortal, apanhando peixes ou pequenas presas terrestres, explica.

pterossauro 02
Imagem: Illustration/ Travis R. Tischler

“Teria lançado uma grande sombra sobre algum dinossauro trêmulo que não teria ouvido até que fosse tarde demais. Entretanto, essa coisa teria sido bastante selvagem”, testemunharam eles.

Os dinossauros dominaram o planeta há milhões de anos, mas, infelizmente, uma chuva de meteoros colocou fim nestas criaturas. Entretanto, já imaginou como seria o mundo se eles ainda estivessem vivos? Provavelmente não estaríamos mais aqui, então, há males que vem para o bem e não podemos reclamar, só nos resta estudar para compreender melhor o passado.