Todas as moedas de 1 Real com este erro valem até R$ 250

Damares Alves
Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Moedas de 1 real, contendo um erro específico conhecido por reverso horizontal, estão sendo negociadas por até R$ 250 cada.

Esses exemplares encontram-se dispersos pelo Brasil, podendo estar em circulação na carteira de qualquer pessoa.

Entre essas moedas, algumas são mais conhecidas, como a de 1 real do BC 40 e 1 real do BC 50, além da moeda de 1 real do Beija-Flor e a do JK.

Essas peças fazem parte da segunda família do Plano Real, o que significa que ainda têm um valor para o comércio. Em outras palavras, elas podem ser recebidas como troco em estabelecimentos comerciais.

Porém, o que diferencia essas moedas comuns das que valem uma quantia considerável é um simples erro de cunhagem.

Uma moeda com reverso horizontal desperta grande interesse entre colecionadores, sendo um raro exemplar numismático.

No Brasil, as moedas são feitas para que, ao serem giradas no eixo horizontal, apresentem faces alinhadas corretamente. Uma moeda dita reverso horizontal falha neste alinhamento padrão.

Exemplo de moeda com reverso horizontal.
Exemplo de moeda com reverso horizontal.

Para verificar essa peculiaridade, segura-se a moeda com a face para cima e gira-a de baixo para cima. Se o reverso estiver desalinhado, esse erro de cunhagem a faz especial.

Essas moedas são raridades resultantes de erros de fabricação da Casa da Moeda e existem em várias denominações, valendo mais do que o seu valor nominal.

No entanto, determinar um valor de mercado para essas moedas é bastante complicado, principalmente devido ao fato de serem produtos de falhas no processo de cunhagem, o que faz com que não haja registros sobre a quantidade emitida.

Compartilhar