Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Com quase dois metros de envergadura, este é o maior morcego da Terra

O maior morcego da Terra foi flagrado nas Filipinas. Inclusive a sua envergadura é comparada a altura de um homem adulto.

maior morcego da terra 2

Os morcegos vivem em quase todas as partes do planeta, mas recentemente uma foto vinda das Filipinas viralizou nas redes sociais. É o maior morcego da Terra, que mede praticamente dois metros de envergadura. Mas, não é uma foto nova, já que alguns anos atrás ela havia sido publicada no Reddit.

“Lembra quando eu contei a vocês sobre as Filipinas terem morcegos do tamanho de humanos? Sim, era disso que eu estava falando”, escreveu o usuário do Twitter AlexJoestar622 no fim de junho.

A forma como a foto foi feita apresenta o morcego de um modo muito maior do que realmente ele é. Ainda assim, os maiores conseguem atingir 1,7 metro de envergadura, enquanto seus corpos são pequeninos e não passam de 30 centímetros.

Continua depois da publicidade

A foto do maior morcego da Terra é verdadeira, mas o usuário do Reddit postou outra foto, por um ângulo diferente. Aliás, o animal estava bocejando, um hábito comum das raposas-voadoras (Pteropus alecto) assim que acordam.

maior morcego da terra
Foto: Sakundes / Reddit.

Este é o maior morcego da Terra?

Diversas pessoas levantaram dúvidas na internet a respeito da raposa voadora de coroa dourada (Acerdon jubatus), já que ela não ostenta o famoso pelo amarelo em cima de sua cabeça. Para quem não sabe, a raposa voadora de coroa dourada é uma das maiores espécies de morcegos do planeta, encontrada na África, Ásia e Oceania.

Assim, quem sabe a criatura flagrada nas Filipinas, na verdade, seja uma grande raposa voadora (Pteropus vampyrus), caracterizada por ter orelhas compridas e pontudas, com uma cabeça semelhante à das raposas. Além disso, nas Filipinas praticamente todas as espécies das raposas voadoras estão ameaçadas de extinção, devido a redução do habitat natural e as caçadas.

maior morcego da terra
Os grandes morcegos vivem nestas terras em vermelho. Foto: Wikimedia Commons.

Nada de sangue, eles gostam é de frutas

Por mais que na cultura popular os morcegos sejam associados aos vampiros, as raposas voadoras não gostam de beber sangue. Assim, a alimentação é baseada em frutas, como figos, principalmente durante o entardecer. Além disso, preferem beber néctar a sangue.

Das mais de 1.300 espécies de morcegos existentes em todo o planeta, somente três delas se alimentam com sangue. Outro detalhe é que essa espécie confia na sua visão e cheiro durante os voos, diferente de outros grandes morcegos.

Continua depois da publicidade

Os morcegos são muito importantes para o ecossistema do planeta, por mais que possam transmitir doenças zoonóticas. De fato, eles ajudam a controlar pragas e auxiliam na polinização, espalhando sementes de diferentes espécies.

Já viu uma raposa-voadora bebê?

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.