Connect with us

Planeta Terra

Este escorpião foi uma das primeiras formas de vida a andar na Terra

Ele podia respirar tanto na terra quanto na água.

Published

on

Há quase 500 milhões de anos, artrópodes blindados com corpos segmentados e membros articulados, moluscos sem casca e organismos vacilantes e irreconhecíveis, caminhavam pela Terra. Dentre essas criaturas estava um escorpião que tinha a capacidade de respirar tanto nas águas dos oceanos antigos quanto em terra.

Uma das primeiras formas de vida a andar na Terra

Um artigo publicado na revista Scientific Reports descreve o pequeno artrópode 2,5 centímetros que viveu durante o período geológico siluriano de 443 a 416 milhões de anos atrás. O Parioscorpio venator, como foi batizado o pequeno predador, empurra a data do primeiro escorpião conhecido em até três milhões de anos. Além disso, ele é a evidência mais antiga de qualquer criatura com aparelho respiratório capaz de andar na terra.

Segundo o estudo, o que permitia que esses pequenos predadores pudessem respirar tanto na terra quanto no mar, eram seu ‘seios pulmo-pericárdicos’.  O sistema respiratório e circulatório do escorpião são quase idênticos aos escorpiões modernos que conhecemos, mas operavam de forma semelhante ao de um caranguejo-ferradura, que vive principalmente na água, mas que é capaz de fazer incursões curtas na terra.

Advertisement

O antigo escorpião tinha capacidade de respirar fora da água, mas isso significa que ele o fazia?

O fóssil do Parioscorpio venator foi encontrado em um ambiente de águas rasas e provavelmente viveu no mar, mas seu sistema respiratório os permitia viver fora da água. Os ‘seios pulmo-pericárdios’ conectavam os órgãos respiratórios da criatura com o seu sistema circulatório, assim como os escorpiões que caçam pela Terra atualmente, entretanto este é um fóssil muito antigo e não foram encontradas evidências de pulmões ou guelras, portanto seria precipitado afirmar com certeza que esses escorpiões viveram na terra ou no mar. É apenas uma possibilidade, e ela entusiasmante.

Há 440 milhões de anos uma outra forma de vida já dominava a Terra

Embora o escorpião seja o animal mais antigo a emergir dos mares para a terra até agora, quando ele chegou lá estava longe de estar sozinho, pois uma outra forma já havia se estabelecido nos solos antigos: Os Tortotubus.

Um estudo publicado no Botanical Journal da Linnean Society demonstrou como os fungos fossilizados, chamados d Tortotubus, viviam há cerca de 440 milhões de anos atrás.

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.