Como assistir ao pico da chuva de meteoros das Perseidas esta semana

Rafael D'avila

Anote aí no calendário: dia 12 de agosto, quinta-feira, a chuva de meteoros Perseidas atingirá seu pico, e com certeza será um belíssimo show. Em 2020, ela coincidiu com um quarto de lua, entretanto, isso não acontecerá dessa vez. Agora, o pico vai ocorrer apenas quatro dias após a lua nova, ou seja, os céus estarão escuros e os observadores presenciarão entre 50 e 70 meteoros por hora.

Conforme a revista EarthSky publicou, o melhor horário para assistir esse espetáculo será nas primeiras horas da manhã de 11, 12 e 13 de agosto, logo após a constelação Perseu aparecer. Porém, se você gosta de ficar acordado durante a noite, observe o céu depois das 22 horas (poderá ter a sorte de ver).

chuva de meteoros
Imagem: Divulgação/ Star Walk

Os detritos da cauda do cometa Swift-Tuttle causam as ‘Perseidas’, que giram em torno do Sol a cada 130 anos ou mais. Em julho e agosto, “a órbita da Terra se movimenta através do campo de destroços deixados para trás pelo visitante planetário”, afirmaram os responsáveis envolvidos.

Os melhores horários para assistir a chuva de meteoros

A grande maioria dos fragmentos que formam a chuva de meteoros Perseidas, são como grãos de areia, e os fragmentos produtores de esferas de fogo são menores que bolinhas de gude. As informações, contudo, foram divulgadas por Joe Rao, meteorologista e astrônomo, ao Space.com. Sendo assim, o fenômeno ganhou esse nome por conta da constelação perto da qual os meteoros parecem surgir, Perseu.

“Tudo o que você precisa fazer é sair, encontrar um belo local escuro, deitar de costas e olhar para cima”, disse Bill Cooke, chefe do Escritório de Ambientes de Meteoróides da NASA no Marshall Space Flight Center, no Alabama, ao Live Science em 2016. “Você não quer binóculos. Você não quer um telescópio. Basta usar os olhos”.

chuva de meteoros 02
Constelação Perseu (Imagem: Юлия Гапеенко/ Vecteezy)

Os binóculos e telescópios restringem apenas o campo de visão em relação à chuva de meteoros, entretanto, o que você precisa mesmo é ter disposição. Os horários mais promissores são da meia-noite ao amanhecer, por conta do ângulo dos meteoros em relação à Terra, como também o início da noite.

Ainda de acordo com a EarthSky, “as primeiras horas da noite podem ser a melhor hora para ver um meteoro rastro de terra. Ou então, um meteoro lento e baixo que parece serpentear no horizonte”. E aí, está preparado para ver chuvas de meteoro cobrindo o céu? Sem dúvidas este efeito vai te deixar hipnotizado.

Com informações de Live Science.

Compartilhar