Inicialmente, a questão do lugar mais quente da Terra envolve várias respostas.
Na verdade, depende de como as medições foram feitas e também se consideramos a temperatura do ar ou da superfície.
Por isso, em 2005, o ambientalista Steve Running montou uma equipe para responder a essa pergunta: onde está mais quente na Terra?
Ele havia viajado anteriormente para as “montanhas em chamas” do deserto de Taklimakan, na China.
Então, a ideia surgiu a partir da experiência no centro turístico local que declarou este deserto como o mais quente da China, até mesmo do mundo. Ele media uma temperatura de superfície entre 50 e 80° C.
O estudo concluiu que os locais mais quentes podem mudar, mas as condições são sempre as mesmas: grandes secas e paisagens rochosas.
Os registros são confiáveis?
O Vale da Morte já registrou 56,7° C e El Azizia, na Líbia já atingiu 58°C.
Mas esses registros são cercados de confirmações duvidosas.
O registro global e oficial de calor, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), foi em Furnace Creek, em 1913.
No entanto, a validade dessa temperatura foi questionada por muitos especialistas, depois que um antigo recorde mundial foi anulado na Líbia, em 2012.
O que acontece? Os recordes de calor são medidos de três formas: temperatura do ar, do solo e via satélite.
Contudo, as medições não levam em consideração as condições ambientais.
Universalmente, o Vale da Morte permanece inigualável quando o assunto é recorde.
Por isso, tornou-se um local turístico.
VEJA TAMBÉM: Este beija-flor sobrevive ao frio intenso entrando em estado de animação suspensa
Por um século, na Califórnia, o Vale da Morte recebe muitos visitantes e cerca de 200 pessoas vivem dessa atração.
Temperatura do solo ou do ar?
Por causa de todas as incógnitas envolvendo as medições, a maioria dos lugares mais quentes da Terra nem são concorrentes, disse o pesquisador.
Depende de onde as medições foram feitas e como.
Embora existam mais de 11.000 estações meteorológicas distribuídas ao redor do mundo, isso representa uma estação a cada 13.000 km².
Além disso, cientistas alertam que os que estão instalados nos desertos, muitas vezes estão em locais de difícil acesso. Portanto, não têm muitas visitas.
Temos também satélites como o Terra, equipados com o instrumento Modis (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) que são usados diariamente para leituras de temperatura de superfície.
Quais são os lugares mais quentes da Terra?
Confira uma lista com outros locais que já registraram calor mais insuportável e testaram limites:
- Dallol, Etiópia
No Norte da Etiópia, a cidade de Dallol é praticamente fantasma, com um vulcão e um deserto de sal. Tem a maior média de temperatura do mundo, mas normalmente fica com a média de 34°C. - Salta, Argentina
A cidade de Salta fica ao norte da Argentina, um país de extremos. Seu recorde de temperatura mais alta registrada na América do Sul foi 49°C, em 1905. Hoje em dia, é uma cidade agradável e, no verão, costuma ter médias que superam os 30°C. - Deserto de Lut, Irã
Nesse local, a temperatura já chegou a 70,7°C, a mais alta medida pelo solo. No sudeste do Irã, esse deserto se distingue claramente dos outros ao chegar nesse ápice.
Qual será o próximo local desafiante que irá registrar a temperatura mais quente do mundo?