Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

A floresta fossilizada mais antiga do mundo foi descoberta na China

Uma floresta fossilizada de 360 milhões de anos foi descoberta na região Leste da China. O arvoredo mede cerca de 250.000 metros quadrados e é povoado por uma única espécie.

O antigo bosque foi encontrado em uma mina perto da vila de Jianchuan em Xinhang, na China, e não lembra nenhum pouco as florestas que conhecemos atualmente, parece mais uma espécie de pântano.

LEIA TAMBÉM: Cientistas podem ter descoberto a evidência de vida mais antiga no planeta Terra

Continua depois da publicidade

Constituída por lycophytes, que são as mais antigas plantas vasculares já catalogadas, estima-se que a floresta possua entre 360 e 375 milhões de anos.

LEIA TAMBÉM: Micróbio gigante fossilizado de 2 bilhões de anos revela pistas sobre o mundo antigo

Agora reduzidas a ervas daninhas de alguns centímetros de altura, as licófitas podiam medir até vários metros e se reproduziam via esporos.

Continua depois da publicidade

Os traços fossilizados de Guangdedendron micrum, as únicas espécies que habitaram esta floresta Devoniana. © Deming Wang et al., Current Biology, 2019.

“Com a alta densidade e tamanho pequeno das árvores, a floresta Xinhang tinha deveria ser muito semelhante a um campo de cana-de- açúcar ” sugere Wang Deming, um professor na Universidade de Pequim e principal autor do estudo.

LEIA TAMBÉM: Fósseis de 50 milhões de anos de peixes “congelados no tempo” descobertos

Localizada perto da linha do equador, a floresta cresceu em um ambiente costeiro. Com seu sistema avançado de raízes, a  Guangdedendron micrum foi capaz de desempenhar um papel muito importante na estabilização da linha costeira como fazem os mangues modernos.

LEIA TAMBÉM: Paleontólogos descobrem fósseis de fungo de um bilhão de anos no Canadá

Continua depois da publicidade

Duas outras florestas fósseis do Devoniano já foram descobertas nos Estados Unidos e na Noruega, mas estas nem cercam perto da extensão (250.000 metros quadrados) e número de árvores do bosque encontrado esse ano.

O artigo científico foi publicado na Current Biology, você acessar aqui.

FONTES / Futura Science

Continua depois da publicidade
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Comentários

Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Notícia

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...