Este beija-flor sobrevive ao frio intenso entrando em estado de animação suspensa

Amanda dos Santos
Colibri preto na natureza. Foto: Nick Athanas / Flickr.

As altas montanhas dos Andes no Peru são o paraíso dos beija-flores, porque são ricas em néctar de flores silvestres e pobres em predadores. Só não é o paraíso completo por um problema: o frio. Mas o beija-flor preto consegue entrar em um estado de animação suspensa, tornando-se “frio como uma rocha”.

Isso explica como um pássaro de seis gramas que precisa do néctar de 500 flores por dia para sobreviver obtém energia extra suficiente para uma noite inteira.

Como o beija-flor preto congela?

pássaro preto

As temperaturas noturnas nessas terras altas tropicais e chuvosas geralmente caem abaixo de zero.

Conforme a temperatura cai acompanhando o pôr do sol, esses beija-flores entram em um estado de animação suspensa conhecido como torpor.

Uma espécie, o rabo de metal preto (Metallura phoebe), resfria a 3,26° C, a temperatura corporal mais fria já registrada em um pássaro ou mamífero não hibernante, conforme relatam pesquisadores na publicação de 9 de setembro da revista Biology Letters.

“Eles são frios como uma rocha”, diz Blair Wolf, ecologista fisiológico da Universidade do Novo México em Albuquerque. Alguém desavisado poderia pensar que eles estão mortos a essa temperatura tão baixa.

Mas, na verdade, o resfriamento a temperaturas de quase morte permiti que os colibris economizem uma energia preciosa que lhes permite sobreviver à noite fria e se preparar para se alimentar no dia seguinte, relata Wolf.