Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

Vale da Morte atinge 54°C, possível temperatura mais quente do mundo

Temperatura mais quente do mundo
Vale da Morte. Imagem de esudroff por Pixabay.

A temperatura impressionante de 54,4°C pode ter acabado de estabelecer o recorde de temperatura  mais quente do mundo no Vale da Morte, na Califórnia. Esse registro foi feito no domingo, 16 de agosto.

Se confirmado, alguns recordes foram quebrados: a temperatura mais alta do Vale da Morte em 100 anos, a temperatura mais quente de agosto nesse local em 1,6°C e, potencialmente, recorde de temperatura do mundo.

Onda de Calor na Califórnia

Califórnia

A temperatura foi registrada em Furnace Creek, enquanto a Califórnia enfrenta altas temperaturas e ondas de calor com incêndios florestais e quedas de energia em todo o Estado. Por enquanto, sem previsão de melhora.

Continua depois da publicidade

O registro oficial do calor global, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), também é em Furnace Creek, que registrou a temperatura do ar de 56,7°C em 10 de julho de 1913.

No entanto, a validade desta temperatura foi contestada por muitos especialistas, especialmente depois que um antigo recorde mundial medido na Líbia foi anulado em 2012.

Recordes de Calor

Recordes de calor

Os registros de calor são medidos de três maneiras: temperatura do ar, temperatura do solo e via satélite.

Continua depois da publicidade

O padrão para medir a temperatura é através do ar: 1,5 metros acima do solo e protegido da luz solar.

No entanto, essa medição não leva em consideração outros fatores, como as condições ambientais.

Portanto, uma das principais críticas ao registro de 1913 é que uma tempestade de areia registrada no mesmo momento pode ter superaquecido o solo e o abrigo onde o medidor estava estacionado.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, o antigo recorde mantido por 90 anos foi de 58°C em El Azizia, Líbia, do dia 13 de setembro de 1922. Mas em 2012, a OMM anulou oficialmente esse registro de temperatura depois que evidências de um erro foram reveladas durante uma investigação.

Essa investigação foi realizada no contexto da revolução líbia de 2011. A avaliação é que a temperatura foi medida acima de um material semelhante ao asfalto (em vez de solo desértico ou areia) e por um observador inexperiente, aumentando a temperatura.

De qualquer forma, mesmo a OMM considerando evidências para anular o recorde de 1913, o próximo recorde de calor ainda assim é de 53,9°C e registrado em Furnace Creek, no Vale da Morte.

Continua depois da publicidade

Universalmente, o Vale da Morte é um dos, senão o, lugar mais quente da Terra.

Vale da Morte

Vale da Morte

Vale da Morte é um dos lugares mais secos da Terra também.

Tem uma precipitação anual de apenas 6 centímetros, mas não significa que o local é um deserto rochoso insípido em que nada sobrevive.

Continua depois da publicidade

O Vale da Morte já hospedou brevemente um lago de 16 quilômetros de largura no ano passado, após 22 milímetros de chuva caírem em apenas 24 horas.

Além de ter hospedar, a cada poucos anos, um dos “superblooms” mais espetaculares da América.

Ainda pode ser lar de um dos peixes mais raros do mundo (Devil’s Hole pupfish) e ter uma espécie rara de abelha que esculpe o seu ninho na rocha de arenito.

Continua depois da publicidade

Mesmo no lugar com a temperatura mais quente do mundo, há vida.

Informações de Live Science e IFL Science.

Continua depois da publicidade
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Notícia

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...