Connect with us

Cosmos

Qual a temperatura do Sol?

Published

on

O Sol é o maior corpo em nosso sistema solar. Trata-se de uma estrela localizada no centro do sistema, de tal forma que todos os outros corpos, como planetas, asteroides e cometas, da mesma forma que todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor.

Além disso, o Sol também é responsável por gerar o calor e a luz necessários para a manutenção da vida na Terra. A energia solar é gerada no núcleo do Sol.

A nossa estrela é incrivelmente quente. Mas, qual é a temperatura do Sol?

Advertisement

A temperatura não é a mesma em todo o Sol

Como é disposto em camadas, o Sol possui temperaturas que variam de acordo com a região solar em questão. Dessa maneira, a estrela é mais quente em seu centro e mais fria em suas camadas externas.

Conheça as camadas do Sol

Núcleo

Em primeiro lugar, temos o núcleo solar. Esta é a região central da estrela e, portanto, a área mais massiva e quente. Com cerca de 139.000 km do raio do Sol, é nesta região que ocorrem as reações termonucleares que proporcionam toda a energia que o Sol produz.

Fotosfera

Em segundo, verificamos a fotosfera. Esta parte do Sol é composta por várias estruturas hexagonais, muito pequenas, chamadas de grânulos. Essas estrutura se assemelham a um líquido em ebulição.

Advertisement

Cromosfera

Em terceiro lugar, temos a cromosfera. Esta camada não é visível, porque a radiação emitida é mais fraca do que a radiação da fotosfera. Mas, é possível observar a cromosfera durante eclipses, quando a Lua esconde o disco da fotosfera.

Coroa

Por último, temos a Coroa. Esta é a camada mais externa do Sol, onde aparecem as protuberâncias, que são nuvens imensas de gás que saem da cromosfera. A coroa é formada por partículas que se afastam vagarosamente do Sol, que só podem ser vistas durante um eclipse total do Sol.

Qual é a camada mais quente do Sol?

Como dissemos anteriormente, as temperaturas no Sol variam de acordo com a camada. Em conclusão, o núcleo solar é a camada mais quente. Dentro do núcleo as temperaturas não ficam abaixo de 15 milhões de graus Celsius. A medida que se aproxima da superfície do Sol, as temperaturas caem.

Advertisement

Na fotosfera, a temperatura já diminui para cerca de 5.900 graus Celsius. Em algumas áreas mais escuras, chamadas pelos astrônomos de manchas solares, a temperatura é ainda mais baixa, em torno de cerca de 3.500 graus Celsius.

No entanto, a maior surpresa está na Coroa. As temperaturas tendem a subir novamente nessa camada, chegando a 2 milhões de graus Celsius na coroa mais externa do Sol. Estudos científicos analisaram como a energia se move do interior do Sol para criar calor na atmosfera, identificando que atos de plasma são lançados acima da superfície solar.

Como se mede a temperatura do Sol?

Como os cientistas chegaram aos números citados acima? É claro que não tem como usar um termômetro no Sol!

Advertisement

Existem muitas maneiras de calcular a temperatura do Sol. Uma delas é através do espectrômetro. Este instrumento separa a luz emitida pela estrela em várias linhas. Cada linha corresponde a um elemento químico presente na composição do Sol. Como cada elemento químico absorve calor de uma forma diferente, é possível calcular quão quente é a estrela.

Outra maneira de medir a temperatura do Sol é através da radiação emitida pelos raios solares. O método consiste em posicionar uma placa de metal para receber luz diretamente do Sol e verificar quanto calor ela absorve. Depois, os cientistas usam essa informação em um cálculo, levando em conta a distância entre a Terra e o Sol.

Incríveis imagens do Sol produzidas pela Nasa.
Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.