Qual a temperatura do Sol?

Adriana Tinoco
Imagem: Luis Graterol/Unsplash

O Sol é o maior corpo em nosso sistema solar. Trata-se de uma estrela localizada no centro do sistema, de tal forma que todos os outros corpos, como planetas, asteroides e cometas, da mesma forma que todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor.

Além disso, o Sol também é responsável por gerar o calor e a luz necessários para a manutenção da vida na Terra. A energia solar é gerada no núcleo do Sol.

A nossa estrela é incrivelmente quente. Mas, qual é a temperatura do Sol?

A temperatura não é a mesma em todo o Sol

Como é disposto em camadas, o Sol possui temperaturas que variam de acordo com a região solar em questão. Dessa maneira, a estrela é mais quente em seu centro e mais fria em suas camadas externas.

Conheça as camadas do Sol

camadas do sol 1

Núcleo

Em primeiro lugar, temos o núcleo solar. Esta é a região central da estrela e, portanto, a área mais massiva e quente. Com cerca de 139.000 km do raio do Sol, é nesta região que ocorrem as reações termonucleares que proporcionam toda a energia que o Sol produz.

Fotosfera

Em segundo, verificamos a fotosfera. Esta parte do Sol é composta por várias estruturas hexagonais, muito pequenas, chamadas de grânulos. Essas estrutura se assemelham a um líquido em ebulição.

Cromosfera

Em terceiro lugar, temos a cromosfera. Esta camada não é visível, porque a radiação emitida é mais fraca do que a radiação da fotosfera. Mas, é possível observar a cromosfera durante eclipses, quando a Lua esconde o disco da fotosfera.

Coroa

Por último, temos a Coroa. Esta é a camada mais externa do Sol, onde aparecem as protuberâncias, que são nuvens imensas de gás que saem da cromosfera. A coroa é formada por partículas que se afastam vagarosamente do Sol, que só podem ser vistas durante um eclipse total do Sol.

Qual é a camada mais quente do Sol?

Como dissemos anteriormente, as temperaturas no Sol variam de acordo com a camada. Em conclusão, o núcleo solar é a camada mais quente. Dentro do núcleo as temperaturas não ficam abaixo de 15 milhões de graus Celsius. A medida que se aproxima da superfície do Sol, as temperaturas caem.

Na fotosfera, a temperatura já diminui para cerca de 5.900 graus Celsius. Em algumas áreas mais escuras, chamadas pelos astrônomos de manchas solares, a temperatura é ainda mais baixa, em torno de cerca de 3.500 graus Celsius.

No entanto, a maior surpresa está na Coroa. As temperaturas tendem a subir novamente nessa camada, chegando a 2 milhões de graus Celsius na coroa mais externa do Sol. Estudos científicos analisaram como a energia se move do interior do Sol para criar calor na atmosfera, identificando que atos de plasma são lançados acima da superfície solar.

Como se mede a temperatura do Sol?

Como os cientistas chegaram aos números citados acima? É claro que não tem como usar um termômetro no Sol!

Existem muitas maneiras de calcular a temperatura do Sol. Uma delas é através do espectrômetro. Este instrumento separa a luz emitida pela estrela em várias linhas. Cada linha corresponde a um elemento químico presente na composição do Sol. Como cada elemento químico absorve calor de uma forma diferente, é possível calcular quão quente é a estrela.

Outra maneira de medir a temperatura do Sol é através da radiação emitida pelos raios solares. O método consiste em posicionar uma placa de metal para receber luz diretamente do Sol e verificar quanto calor ela absorve. Depois, os cientistas usam essa informação em um cálculo, levando em conta a distância entre a Terra e o Sol.

Incríveis imagens do Sol produzidas pela Nasa.