Quanto tempo leva para chegar em cada planeta?

Mateus Marchetto

A colonização de outros planetas pode ser um dos primeiros passos para a espécie humana se tornar uma civilização estelar. Para cada planeta do Sistema Solar, no entanto, existem desafios particulares para a colonização. Um dos maiores deles é o tempo de viagem para cada planeta, visto que há uma órbita para atrapalhar a viagem.

Para simplificar, vamos considerar aqui a distância mais curta entre dois planetas, ou seja, se pudéssemos viajar em linha reta para cada um deles. Contudo, em viagens reais, praticadas por agências espaciais, as naves usam a força gravitacional da Terra, por exemplo, para criar um efeito estilingue por uma rota mais rápida, mas não necessariamente mais curta.

1. Mercúrio

Apesar de ser o menor planeta do sistema solar, Mercúrio é o mais próximo do Sol e um dos mais próximos da Terra. A sonda New Horizons é a nave mais rápida já criada por nós humanos, atingindo 80.000km/h. Mercúrio fica a 77 milhões de quilômetros da Terra. Dividindo a distância pela velocidade, teríamos 40 dias e 2 horas para chegar ao planeta.

2. Vênus

Vênus é o planeta mais próximo da Terra, virando a esquina, a 61 milhões de quilômetros de distância. Fazendo o mesmo cálculo, seriam aproximadamente 32 dias para chegar ao nosso planeta vizinho.

planets g37a83db12 1280

3. Marte

A 82 milhões de quilômetros de distância, Marte é o planeta mais visitado por sondas, apesar de ainda não ter recebido humanos. Em linha reta, seriam 42 dias e meio para chegar ao planeta vermelho. Mas se quiséssemos viajar de verdade, com uma tripulação, teríamos que aproveitar a translação dos dois planetas, em uma viagem que poderia durar de 200 a 400 dias.

4. Júpiter

Passando o cinturão de asteróides depois de Marte, os gigante gasoso Júpiter é a próxima órbita em sequência no sistema solar. O planeta está a 590 milhões de quilômetros da Terra, totalizando uma viagem de 306 dias. O planeta possui 79 luas, uma das quais é uma possível candidata a abrigar vida humana ou alienígena: a lua Europa.

jupiter gaa51702c5 1280

5. Saturno

Após viajar 622 dias, seria possível chegar a Saturno na velocidade proposta. O planeta fica a 1,2 bilhão de quilômetros da Terra. Saturno também possui uma lua candidata a abrigar vida, com uma atmosfera densa e evidências de água líquida: a lua Titã é a segunda maior do sistema solar.

saturn g3ba43dcfb 1920

6. Urano

Penúltimo planeta do nosso sistema solar, Urano fica a longos 2.7 bilhões de quilômetros, o que acarreta 3,8 anos de viagem na velocidade da New Horizons. Precisamente, 1416 dias.

7. Netuno

A inimagináveis 4.3 bilhões de quilômetros da Terra, Netuno é o último planeta do nosso sistema solar. Em linha reta, seriam longos 2250 dias de viagem, ou 6,16 anos.