Quanto tempo leva para chegar em Marte?

Ruth Rodrigues
Imagem: National Space Society of North Texas

Com os avanços da tecnologia, a hora de embarcar em uma aventura rumo a Marte pode estar mais próxima do que imaginamos. Mas um dos problemas relacionados a essa aventura é a distância. Quanto tempo levaria para nós chegarmos em Marte?

Além dos Estados Unidos, a Rússia, China, Emirados Árabes Unidos e Europa entraram na competição para enviar pessoas até o solo marciano. Junto a esses vários países, existe também uma empresa privada, a SpaceX, do Elon Musk, que pretende lançar uma viagem a Marte com uma tripulação de humanos até 2030.

Ilustração do roadster Tesla lançado pelo poderoso Falcon Heavy e a caminho de Marte. Imagem: SpaceX

Em suas projeções, Musk busca a implementação de uma cidade em solo marciano que venha a suportar até 1 milhão de pessoas. No entanto, mesmo sendo Vênus o planeta mais próximo da Terra, é o planeta Marte que atrai a curiosidade dos cientistas. Suas características e a falta delas o faz tão fascinante.

A distância entre a Terra e Marte

Marte é o segundo planeta mais próximo do nosso, depois de Vênus. Ele está localizado a 220 milhões de quilômetros do Sol  (a Terra está a 150 milhões de quilômetros). O cálculo, portanto, parece simples: se diferenciarmos os dois, obtemos 70 milhões de km. Mas, na realidade, as duas estrelas estão em movimento ao redor do Sol, e em órbitas que não são circulares, mas elípticas. Teoricamente, a aproximação máxima que pode existir entre o Planeta Vermelho e nós é de 54,6 milhões de quilômetros — para isso é necessário que os dois planetas estejam alinhados com o Sol, um no afélio (Terra) e o outro no periélio (Marte). O que é muito raro. Em 2003, estávamos quase lá. Durante o verão, Marte estava a apenas 55,7 milhões de quilômetros de nós: a menor distância da Terra em 60.000 anos. Uma oportunidade que perdemos.

planeta vermelho
Ilustração do Planeta Vermelho. (Imagem: Pinterest)

Marte está se movimentando

Os planetas Terra e Marte estão se movimentando. Do contrário, levaria apenas 39 dias para uma nave rápida como a New Horizons chegar ao Planeta Vermelho.

A Terra leva um ano para circundar o Sol e Marte 1,9 anos. Engenheiros que desejam enviar uma sonda ou robô — e, em breve, humanos — a Marte terão que lidar com um alvo em movimento enquanto você mesmo está em movimento. Portanto, não devemos esperar para estar o mais próximo possível para partir, mas antecipar este momento.

A estrada para Marte não é direta e a distância constante. Sem falar que você deve planejar diminuir o ritmo na chegada para não passar direto pelo planeta vermelho. Finalmente, a duração da viagem a Marte também dependerá da potência da embarcação. Portanto, é necessário levar em consideração todos esses parâmetros para calcular a viagem mais curta possível.

Além da distância, a velocidade da nave é um outro fator chave para que possa ser planejado uma viagem a Marte. Caso houver uma tecnologia que imite a velocidade da luz até 2030, essa ponte entre os dois planetas iria durar somente 22 minutos. Mas, como ainda não existe, a rota, que enfrenta a translação dos dois planetas rochosos, leva cerca de 260 dias. Uma sonda enviada em 1964 para Marte, a Mariner 4, demorou 228 dias. Outras sondas demoraram um pouco mais — a Viking 1 e 2 chegaram após 304 e 333 dias, respectivamente, e a Curiosity levou 254 dias.