Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Viagem a Marte: quanto tempo leva para chegar lá?

viagem a marte
Fonte: JPL-Caltech/NASA handout

A busca por vida fora do planeta Terra é algo que já vem sendo debatido desde muito tempo atrás. No entanto, com os avanços da tecnologia, a hora para embarcar em uma aventura rumo ao planeta vermelho pode estar mais próxima do que imaginamos. Há pouco tempo foi enviado uma sonda até Marte, para que pudesse ser avaliado, de forma ampliada, toda a atmosfera do local. No entanto, a NASA planeja fazer uma viagem a Marte, com tripulação a bordo, somente em 2030.

Por que tantos países querem explorar o planeta vermelho?

Além dos Estados Unidos, diversos outros países desenvolvidos como a Rússia, China, Emirados Árabes Unidos e Europa, entraram na competição para enviar pessoas até o solo marciano. Junto a esses vários países, existe também uma empresa privada, a SpaceX, do Elon Musk, que pretende lançar uma viagem a Marte com uma tripulação de humanos até meados de 2024.

Ilustração do roadster Tesla lançado pelo poderoso Falcon Heavy e a caminho de Marte
Ilustração do roadster Tesla lançado pelo poderoso Falcon Heavy e a caminho de Marte. (Imagem: SpaceX)

Em suas projeções, Musk busca a implementação de uma cidade em solo marciano que venha a suportar até 1 milhão de pessoas. No entanto, mesmo sendo Vênus o planeta mais próximo da Terra, é o solo marciano que atrai mais o olhar e a curiosidade dos cientistas. Suas características e a falta delas o faz tão fascinante.

O solo marciano pode receber, dentro de alguns anos, uma tripulação humana. A distância que separa o planeta vermelho do Sol é de, aproximadamente, 200 milhões de quilômetros. Enquanto a Terra fica localizada a uma distância de 150 milhões de quilômetros do Astro Rei, o Sol. Assim, a distância que separa a Terra de Marte é de 70 milhões de quilômetros.

Continua depois da publicidade

Pelo alinhamento do Sistema Solar, uma viagem a Marte seria mais rápida?

Ambos os planetas possuem o seu próprio sistema de translação, o que fazem eles estarem distantes seguindo cada uma de suas órbitas. As órbitas dos planetas são elípticas, não circulares. Isso dificulta um pouco mais uma rota em linha reta para alcançar Marte.

Por causa dessa constante movimentação, fica complicado para os cientistas calcularem a média exata de uma rota da Terra para Marte. Nosso planeta demora 1 ano para completar uma volta ao redor do Sol, enquanto o planeta vermelho leva 1,9 anos. Lançar qualquer objeto até Marte é como atirar em um alvo em movimento. No entanto, se não fosse essa diferença entre as rotações dos planetas, a viagem de um para o outro levaria somente 39 dias, realizada por uma nave veloz como a New Horizons.

planeta vermelho
Ilustração do Planeta Vermelho. (Imagem: Pinterest)

Além da distância, a velocidade da nave é um outro fator chave para que possa ser planejado uma viagem a Marte. Caso já tenha sido inventado tecnologia que imite a velocidade da luz até 2030, essa ponte entre os 2 planetas iria durar somente 22 minutos. Mas, como ainda não existe, a rota, que enfrenta a translação dos dois planetas rochosos, leva cerca de 260 dias. Uma sonda enviada em 1964 para Marte, a Mariner 4, demorou 228 dias. Enquanto a Viking 1 e 2 chegaram após 304 e 333 dias, e a Curiosity em 254 dias.

Com informações da Futura Sciences.

Continua depois da publicidade
Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.


Populares hoje

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...