Restos do primeiro foguete supersônico nazista foram encontrados na Inglaterra

Letícia Silva Jordão
Imagem: Colin Welch

Em um campo no sudeste da Inglaterra, os irmãos Colin e Sean Welch, que estavam comandando uma escavação da equipe da Research Resource Archaeology, descobriram nas proximidades os restos do primeiro foguete supersônico nazista V2.

A equipe de arqueólogos já tem em seu histórico a descoberta de outros cinco locais nos últimos 10 anos que possuíam restos de armas nazistas utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Nessa escavação, a equipe recuperou cerca de 800 kg de restos de metal, e eles datam que o foguete explodiu antes de atingir o seu alvo por volta da meia-noite do dia 14 de fevereiro de 1945.

Não há registros de que a explosão do foguete tenha deixado pessoas feridas, pois, na época do ocorrido, o espaço era um pomar que ficava afastado de residências familiares.

A escavação do primeiro foguete supersônico nazista

A equipe de arqueólogos utilizou pás e escavadeiras durante 4 dias para escavar o local em que primeiro foguete supersônico nazista ficou enterrado. Após escavarem mais de 4 metros de profundidade, utilizaram detectores de metal para encontrar vestígios mais profundos no lugar.

A programação agora é ficar os próximos 18 meses conservando os objetos coletados para depois escrever um relatório arqueológico para ficar nos arquivos históricos oficiais do condado.

As “armas milagrosas” dos nazistas

primeiro foguete supersonico nazista foguetes
Imagem: Arquivos Federais da Alemanha / Domínio Público

Na esperança de mudar o conflito, a Alemanha criou as bombas voadoras V1 e os foguetes V2 para voltar a liderar a guerra. Mas as bombas chegaram tarde demais para mudar os rumos do conflito.

As bombas V1 conseguiam voar na mesma velocidade de um avião de caça, porém os pilotos aprenderam rápido a derrubar ou tirar as bombas do curso certo. Elas também faziam muito barulho devido aos seus motores a jato pulsante, fazendo com que as pessoas soubessem quando estavam chegando a tempo de se abrigarem.

Já os foguetes V2 foram mais sofisticados e caros, criados com uma tecnologia supersônica que impedia as pessoas de ouvirem ele chegando. Eles também conseguiam voar mais rápido e em altitudes que chegavam a 80 quilômetros, para assim atingirem seu alvo em uma velocidade de até 5.600 km/h.

Segundo o Museu Aéreo e Espacial do Smithsonian Institute, Adolf Hitler ordenou que o V1 e o V2 fossem colocados em Londres após os bombardeios dos aliados em cidades alemãs em 1943 e 1944. O primeiro V1 chegou em Londres em 13 de junho de 1944 e o primeiro V2 em 7 de setembro de 1944. Juntos conseguiram matar cerca de 30.000 pessoas.

As origens da fabricação das peças

primeiro foguete supersonico nazista pecas
Imagem: Colin Welch

As peças dos foguetes possuem um código de 3 dígitos que até então os historiadores acreditavam que fosse o identificador das fábricas na Europa onde as peças foram fabricadas. Essas fábricas ficavam em túneis subterrâneos próximos a Nordhausen, e foram criadas pelo cientista de foguetes Wernher von Braun.

Porém, indícios mostram que a fábrica de Nordhausen era apenas uma linha de montagem, e o código indicaria que as peças das bombas foram fabricadas em locais um pouco mais distantes.

Compartilhar