Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Estes são os foguetes mais poderosos já construídos

(Stux / Pixabay).

Há foguetes insanamente poderosos, capazes de levar cargas enormes para longe da Terra, como as missões tripuladas para a Lua, que precisam de ferramentas, equipamentos científicos, instrumentos de suporte à vida, alimentos e tudo o que um humano necessita. Quais são, afinal, os foguetes mais poderosos já construídos na face da Terra? 

Em nossa lista, utilizaremos a capacidade de envio de carga para a órbita baixa da Terra (LEO). Dependendo do parâmetro de classificação, algumas posições na lista podem se alterar, por isso é importante, desde já, expor nossos meios. 

Há foguetes muito poderosos, como os ônibus espaciais, o New Glenn e o Falcon Heavy. Estes dois últimos levam quase 65 toneladas para a órbita baixa da Terra (LEO). Mas consideraremos os foguetes mais poderosos já construídos (ou em construção) apenas os que ultrapassam as 100 toneladas para a LEO. O único deles que realmente já operou com sucesso foi o Saturn V, foguete das missões Apollo. O foguete mais poderoso em operação hoje é o Falcon Heavy, da SpaceX.

Continua depois da publicidade

Energia

(Adam Rędzikowski / Wikimedia Commons).

Energia não é apenas uma palavra em português, mas um foguete russo. O veículo poderia lançar até 100 toneladas para a órbita baixa da Terra (LEO), mas fez apenas dois voos entre 1987 e 1988 e foi descontinuado por diversos motivos.

Starship 

(SpaceX).

Inicialmente, Elonk Musk o chamou de BFR (Big Fuking Rocket). No entanto, para soar de forma mais ‘family friendly’, o foguete passou a se chamar de Big Falcon Rocket. A última mudança, no entanto, o chama de Starship ou Super Heavy. 

Ele levará até 100 toneladas para a órbita baixa da Terra (LEO). Além disso, é preparado para receber um reabastecimento em órbita e levar 100 toneladas para Marte e para Lua. O desenvolvimento ainda não finalizou, mas Musk pretende enviar os primeiros voos de carga para Marte a partir de 2022.

SLS

(NASA).

A sigla significa Space Launch System (Sistema de Lançamento Espacial, no português). O foguete da NASA levará o ser humano para a próxima missão tripulada à Lua, em 2024, na missão Artemis. No momento, o foguete segue em seus estágios finais de desenvolvimento. 

Ele é dividido em duas versões principais, Block 1 e Block 2, além das subcategorias. A versão mais poderosa, Block 2, pode levar até 130 toneladas para a órbita baixa e 46 toneladas para a Lua e outros alvos do espaço profundo, como Marte, além de missões robóticas para Júpiter, Saturno e além.

Longa marcha 9 

O Longa Marcha 5 (CSNA).

Longa Marcha é uma série de foguetes chineses que operam desde os anos 1970. No entanto, o Longa Marcha 9 entrará em operação nas proximidades do ano de 2030. Ele levará até 140 toneladas para órbita baixa da Terra, brigando de cara a cara com o Saturn V.  

Saturn V 

(NASA).

O Saturn V levou o homem para a Lua em 1969 – mais de meio século atrás. E sim, ele permanece, até os dias de hoje, como o foguete mais poderoso já operado. A NASA o operou entre 1967 e 1973 (as missões Apollo se encerraram em 1972). A agência o aposentou rapidamente pois após pisar 6 vezes na Lua, não havia mais justificativas para os gastos bilionários. Naquele momento, o direcionamento da corrida espacial se alterava.

Com 111 metros de altura, o foguete podia carregar 43,5 toneladas para a Lua e 140 toneladas para a órbita baixa da Terra (LEO). 

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...