Peixe com dentes aparentemente humanos encontrado na Carolina do Norte

Mateus Marchetto
Imagem: Jennette's Pier

O sargo-de-dentes (Archosargus probatocephalus) de é um peixe que habita regiões costeiras do Oceano Atlântico, dos Estados Unidos até o Brasil. Curiosamente, o sargo-de-dentes é um peixe com dentes que têm uma aparência bizarramente humana.

A imagem destacada acima viralizou nos últimos dias após uma postagem no Facebook feita pela instituição Jennette’s Pier. A foto mostra uma sargo-de-dentes capturado no píer, localizado na Carolina do Norte, com seus dentes bizarramente humanos.

Ao contrário do que se possa pensar, esse peixe com dentes não surgiu por uma super mutação causada por radiação ou produtos químicos. Na verdade, os dentes desse animal são bastante naturais.

1961px Archosargus probatocephalus sheepshead fish Sanibel Island Florida USA 2
Imagem: James St. John – https://www.flickr.com/photos/47445767@N05/25545822365/, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=95119278 / Wikipedia Commons

Especialistas ressaltam, ainda, que o sargo-de-dentes não apresenta risco a nadadores ou pescadores, apesar de seus maxilar estranho e suas nadadeiras dorsais afiadas. O peixe, ademais, é um dos mais procurados por pescadores por sua carne saborosa, podendo atingir os 90 centímetros de comprimento.

Os sargos ainda têm diversas listras características ao longo de seu corpo, o que os deu o nome nos EUA de convict fish, ou peixe condenado.

Peixe com dentes humanos, a arte da convergência evolutiva

Ao longo de sua vida, os sargos-de-dentes passam de uma dieta baseada em animais e algas com tecidos moles para uma alimentação mais dura. Durante a fase adulta, por exemplo, esses peixes com dentes se alimentam de ostras e crustáceos com conchas.

A necessidade por mastigar alimentos mais duros, portanto, moldou dentes como os nossos. Na biologia, assim, isso é um exemplo de convergência evolutiva.

Esse fenômeno acontece quando dois organismos que não são relacionados de forma próxima acabam desenvolvendo características semelhantes. Tubarões e golfinhos, por exemplo, são bastante diferentes na árvore evolutiva. Enquanto tubarões são peixes, os golfinhos são mamíferos.

Ainda assim o ambiente aquático criou uma pressão seletiva para que ambos tivessem muitas características parecidas, como nadadeiras e um corpo hidrodinâmico.

Assim, o sargo e os humanos têm dentes parecidos por este mesmo processo. Nossa espécie precisou se alimentar de vegetais duros e carne crua por milhares de anos, o que moldou – evolutivamente – nossa arcada dentária como conhecemos. O dente do siso, inclusive, é uma evidência incômoda e dolorosa disso.

Portanto, o peixe com dentes humanos não é, apesar da bizarrice, uma aberração da natureza. O bicho representa, na verdade, um exemplo de como o ambiente molda profundamente os organismos vivos em termos morfológicos.

Compartilhar