Milhares de peixes são arremessados de um avião em um lago; veja

Rafael D'avila

A internet é um terreno que nos proporciona imagens de coisas inacreditáveis, assim como este vídeo mostrando milhares de peixes arremessados de um avião. O fato aconteceu em Utah, quando funcionários da vida selvagem descarregaram esses animais em 200 lagos de grande altitude por todo o estado.

Na verdade, a ‘Divisão de Recursos da Vida Selvagem de Utah’ (DWR), desde 1956 despeja milhares de peixes, como relatou a Live Science. A cena ganhou repercussão recentemente, quando um vídeo viralizou com imagens dos bichos ‘explodindo’ embaixo do avião, avançando pelo ar em direção aos rios.

O perfil @KCTV5 compartilhou a ação surpreendente no twitter, e logo centenas de internautas começaram a reagir. A DWR arremessou milhares de peixes, sendo na grande maioria truta híbrida, ou ‘splake’ (Salvelinus fontinalis) e Arctic grayling (Thymallus arcticus). Confira abaixo o momento do ‘despejo’:

Aparentemente a maneira em que os funcionários reabastecem os rios é bastante violenta, entretanto, essas criaturas não ultrapassam oito centímetros de comprimento, então o vento as carregam com suavidade. A cada soltura, cerca de 95% dos milhares de peixes jogados nas águas sobrevivem sem danos, conforme explicou o gerente de divulgação Phil Tuttle.

O que aconteceria se esses milhares de peixes não ‘reabastecessem’ os rios de Utah?

Durante um único voo, os aviões têm capacidade para armazenar centenas de quilos d’água, com até 35.000 mil peixes, informaram os funcionários do Utah DWR. Os pilotos sobrevoam acima da linha das árvores enquanto eles são arremessados.

Onde há outras barreiras naturais, como montanhas ou penhascos, os pilotos tentam sobrevoar o mais baixo possível, apontou o último relatório da Live Science. Antes do uso de meios aéreos para despachar os peixes, a companhia realizava o trajeto com cavalos, mas as criaturas aquáticas se desgastavam demais.

milhares de peixes sendo arremessados em Utah
Imagem: Division of Wildlife Resources/Facebook/Reprodução de vídeo

Os lagos são reabastecidos anualmente, pois os pontos de pesca populares no estado de Utah não podem se esgotar completamente, ou afetariam, acima de tudo, a fauna da região. A criação dos milhares de peixes usados para o repovoamento acontece em incubadoras (onde se tornam estéreis), para não haver riscos de uma explosão populacional.

As espécies nativas da vida selvagem de Utah não devem ser prejudicadas pela escassez (ou excesso) de peixes, então, garantir o controle ecológico do território é fundamental. Fique tranquilo se ver milhares de peixes serem arremessados em vídeos da internet, com certeza os bichos não estão sendo maltratados e contribuem positivamente para o meio-ambiente.

Compartilhar