Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Este peixe estranho caminhava no fundo do mar, agora está extinto

Este peixe com nadadeiras semelhantes a mãos agora está oficialmente extinto

Peixe estranho (Sympterichthys unipennis)
(Crédito: Getty Images)

Os animais marinhos são os seres únicos da natureza, e este peixe estranho que caminhava no fundo do mar com certeza era um deles.

Contudo, como vários animais de nosso planeta, ele estava em perigo de extinção, e, agora, acabou-se extinto de vez. Já faz mais de 200 anos que não se vê algum desses peixes.

Peixe estranho da Tasmânia

O peixe chamado handfish liso  (Sympterichthys unipennis), com seus olhos esbugalhados, capacidade de caminhar no fundo do mar, e moicano na cabeça entrou em um registro nada positivo. Segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), ele foi o primeiro peixe marinho moderno a ser realmente extinto.

Continua depois da publicidade
Um peixe estranho que caminha no fundo do mar
(Imagem: Jon Lefcheck)

Há cerca de 200 anos o peixe macio era muito comum nas águas quentes australianas e costeiras da tasmânia, e ele está entre as primeiras espécies de peixes documentadas pela Down Under cientificamente.

O naturalista francês François Péron, em 1802, chegou até mesmo a pescar um com um rede de mergulho, pois esses peixes caminham, normalmente, por águas rasas.

Contudo, de 200 anos para cá, nenhum desses peixes foi avistado, mesmo com uma extensa procura e pesquisa por parte dos cientistas. A última vez que um peixe dessa espécie foi visto foi com Péron.

Outras 13 espécies desses peixes que “caminham” no fundo mar ainda permanecem vivas, contudo, são raras. Em 2018, cientistas comemoraram quando encontraram uma população de 20 a 40 indivíduos do peixe-mão-vermelho (Thymichthys politus), tamanha é a sua raridade.

Continua depois da publicidade

Esse tipo de peixe estranho é não dá luz a larvas, mas seus bebês já nascem em um estado juvenil, de acordo com a Fauna & Flora International (FFI). Algo que facilita muito a sua sobrevivência.

Além disso, eles não tem um grande habitat, portanto, se incomodados, não tem para onde ir.

Este peixe estranho caminha no fundo do mar
(Imagem: Green Savers)

De acordo com Graham Edgar, ecologista marinho da Universidade da Tasmânia, à Scientific American “eles passam a maior parte do tempo sentados no fundo do mar, com um retalho ocasional por alguns metros se forem perturbados. […] Como eles não têm um estágio larval, eles são incapazes de se dispersar para novos locais – e, consequentemente, as populações de peixes de mão são muito localizadas e vulneráveis ​​a ameaças”.

Peixe estranho (Sympterichthys unipennis)
(Imagem: J. Stuart-Smith)

As mesmas causas de sempre

O handfish liso é ameaçado pelos mesmos culpados de sempre, a poluição, a pesca, a destruição de habitats. Um fator mais atípico que também influeciou em sua extinsão foi a propagação da invasora estrela do mar do norte do Pacífico (Asterias amurensis). 

Estrela do mar espécie invasora
A estrela do mar do norte do Pacífico (Asterias amurensis), uma espécie invasora. (Créditos: Flickr)

Infelizmente, o mar está sendo muito poluído por nós, seres humanos. O que causa a extinção de espécies como essa que não tem outro habitat para morar.

Que nós possamos nos conscientizar e fazer cada um a sua parte no processo de conservação da vida em nosso planeta. Pois os principais prejudicados somos nós.

Continua depois da publicidade

Com informações de Live Science.

Avatar
Publicado por

É formando de Psicologia pela Faculdade do Futuro e redator freelancer focado no estudo do ser humano, seus comportamentos e na sociedade.


Populares hoje

Plantas & Animais

Novos estudos mostram que as tarântulas habitam o planeta por mais de 120 milhões de anos.

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Plantas & Animais

Um estegossauro era um tanque de guerra feito de carne e ossos. Assim como outros grupos de dinossauros com armaduras naturais, os estegossauros possuíam...