Peixe que usa nadadeiras “para caminhar” mostra como 2020 é estranho

Erik Behenck
Foto: Mickey Charteris.

Em um ano cercado de coisas estranhas, um peixe que usa nadadeiras no fundo do oceano nem é tão bizarro. O animal aquático é um peixe-morcego de nariz curto, que foi filmado em Honduras, na Ilha de Roatán. Mas, ele vive também em outras regiões de águas quentes.

O peixe foi flagrado por Mickey Charteris, que por anos fez crônicas da vida marinha na região. Segundo ele, essa é a fera mais estranha que já viu pelos mares. O animal anda lentamente, em busca de presas. Aliás, sua dieta é baseada em caranguejos, moluscos e peixes.

O peixe que usa nadadeiras nem sempre faz isso. Quando se sente ameaçado, então usa-as para nadar e fugir velozmente. “Parece um pedaço de esponja marrom que acasalou com um unicórnio”, disse Charteris.

LEIA TAMBÉM: Conheça os tubarões que evoluíram para ‘caminhar’ com as nadadeiras

Peixe que usa nadadeiras é extremamente raro

De fato, o animal tem feição bastante estranha, para Charteris, quando visto de cima a visão era bastante escura e estranha. O peixe conta com lábios vermelhos, que podem ser observados por baixo. O bicho é extremamente raro, vivem entre 0 e 305 metros de profundidade, em zonas tropicais, incluindo o Nordeste do Brasil.

A espécie é encontrada em poucas áreas do Oceano Atlântico, principalmente em canais sedimentares e rasos. São regiões com pouca visibilidade e que recebem poucas visitas dos mergulhadores. Eles gostam principalmente de regiões com algas ou lama, para que possam ficar bem escondidos.

O peixe-morcego-de-nariz-curto, chamado cientificamente de Ogcocephalus nasutus é nativo do Caribe e um dos poucos que usa as nadadeiras para, literalmente, caminhar no solo do oceano. O animal mede no máximo 38 centímetros e é assexuado, além disso, é vendido como peixe de aquário em alguns locais, como no Ceará.

Com informações de Indiatimes e Fish Base.

Compartilhar