Conheça os tubarões que evoluíram para ‘caminhar’ com as nadadeiras

SoCientífica
Esses tubarões evoluíram para 'caminhar' pelo fundo do oceano.

Depois de um estudo que levou 12 anos, uma equipe de pesquisadores conseguiu catalogar quatro novas espécies de “tubarões ambulantes”, tubarão que evoluíram para “caminhar” com as nadadeiras. São animais pequenos, que medem aproximadamente 1 metro, não apresentando qualquer ameaça para as pessoas. As novas espécies foram localizadas no norte da Austrália e Nova Guiné.

Os novos tipos de tubarões não possuem nada relacionado com aquela imagem assustadora e dominante, passada principalmente pelos filmes de Hollywood. O que chama atenção nestes animais é a capacidade absurda que possuem para resistir em ambientes inapropriados, que possuem pouco oxigênio.

Entenda a pesquisa

O estudo foi publicado na Marine and Freshwater Research, descrevendo as novas espécies junto com as já existentes entre os tubarões ambulantes. São animais que vivem no continente da Oceania. O estudo serviu para colocar uma nova linha da evolução entre a árvore genealógica dos tubarões, que surgiram há 400 milhões de anos.

Um tubarão do gênero Hemiscyllium, esses tubarões evoluíram para caminhar pelo oceano usando suas nadadeiras. (Imagem: Mark Erdmann)
Um tubarão do gênero Hemiscyllium, esses tubarões evoluíram para caminhar pelo oceano usando suas nadadeiras. Imagem: Mark Erdmann

O gênero Hemiscyllium

As novas descobertas foram classificadas junto ao gênero Hemiscyllium, que já contava com cinco membros. Para isso, os pesquisadores realizaram análises genéticas, pegando partes dos tecidos destes animais, que foram captados vivos durante os estudos. As análises do DNA mitocondrial foram importantes para identificar situações específicas.

Os resultados comprovaram que estes quatro animais recém encontrados possuem composição semelhante aos já pertencentes ao grupo dos Hemiscyllium. A biólogo Christine Dudgeon, da Universidade de Queensland, na Austrália, acredita que estas espécies tenham evoluído a partir do momento em que tubarões se afastaram dos locais onde costumavam viver.

As características dos tubarões ambulantes

Quem não entende muito de animais marinhos, pode ficar assustado com os tubarões ambulantes, mas eles são praticamente inofensivos. São de tamanho médio e utilizam as suas nadadeiras para andar na terra, embora o verdadeiro lar deles seja o mar. Com as barbatanas, podem andar de maneira quadrúpede.

Esse tipo de animal consegue facilmente se esconder entre as barreiras de corais que existem na região onde foram descobertos. Desta forma, usam toda a camuflagem para caminhar, perseguindo peixes pequenos e invertebrados. A pesquisa relatou que não deve fazer muito tempo que eles passaram a andar.

Onde surgiram estes tubarões?

Estes animais podem ter começado a evoluir durante o período cretáceo tardio, que vai de 66 milhões até 100 milhões de anos atrás. Com tanto tempo e devido ao tamanho dos oceanos, é complicado definir um local para dizer que foi lá onde estas espécies se desenvolveram. É difícil até mesmo elencar os motivos que levaram a isto.

“Pode ser desafiador identificar as forças que impulsionam a especiação em ambientes marinhos para organismos capazes de dispersão generalizada, porque suas distribuições contemporâneas frequentemente desmentem os processos históricos responsáveis ​​pela diversificação inicial”, diz um dos trechos do artigo.

Existe uma preocupação quanto ao lugar em que estes tubarões vivem. No artigo, os autores citaram que seria preciso garantir a proteção destes animais marinhos. Embora os tubarões ambulantes tenham evoluído há poucos milhões de anos, a sobrevivência deles depende da preservação do ambiente em que estão inseridos.