Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Qual foi a primeira espécie extinta pela humanidade no mundo?

Ilustração de um urso de cara curta defendendo seu território de um dente-de-sabre durante a última era glacial. (Shutterstock)

Devido a tendência para caça, destruição de habitats e liberação de espécies invasoras, vários animais foram extintos da face da Terra pela humanidade.

Por muito tempo, acreditava-se que o pássaro Dodô teria sido o primeiro exemplar de extinção causada pela humanidade, por ser um animal preguiçoso e gordo. Mas o paleontólogo Julian Hume, também pesquisador associado do Museu de História Nacional do Reino Unido, estudou fósseis de um esqueleto do Dodô e provou que essa ave era mais rápida, atlética e muito mais inteligente do que se imaginava. Então, o verdadeiro culpado por sua extinção foi mesmo a exploração rigorosa dos humanos.

Além do mais, o Dodô não foi o primeiro extinto, nem de longe.

Animais extintos pela humanidade

A humanidade estava exterminando a fauna mundial milhares de anos antes da ave Dodô, segundo Hume.

(Laura Geggel)

Logo, se não foi o icônico Dodô, quais foram as primeiras espécies extintas pela humanidade?

Esse grande problema começou quando os humanos começaram a migrar, disse Hume. À medida que os humanos deixaram seus lares e colonizaram outros locais, o registro fóssil demonstra o aumento paralelo na extinção de animais de grande porte em todos os continentes.

“Um padrão regular de extinção”, disse Felina Smith, professora de ecologia e biologia evolutiva da Universidade do Novo México, que estuda como o tamanho do corpo dos animais mudou ao longo da história.