Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Qual foi a primeira espécie extinta pela humanidade no mundo?

Ilustração de um urso de cara curta defendendo seu território de um dente-de-sabre durante a última era glacial. (Shutterstock)

Devido a tendência para caça, destruição de habitats e liberação de espécies invasoras, vários animais foram extintos da face da Terra pela humanidade.

Por muito tempo, acreditava-se que o pássaro Dodô teria sido o primeiro exemplar de extinção causada pela humanidade, por ser um animal preguiçoso e gordo. Mas o paleontólogo Julian Hume, também pesquisador associado do Museu de História Nacional do Reino Unido, estudou fósseis de um esqueleto do Dodô e provou que essa ave era mais rápida, atlética e muito mais inteligente do que se imaginava. Então, o verdadeiro culpado por sua extinção foi mesmo a exploração rigorosa dos humanos.

Além do mais, o Dodô não foi o primeiro extinto, nem de longe.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Animais extintos pela humanidade

A humanidade estava exterminando a fauna mundial milhares de anos antes da ave Dodô, segundo Hume.

(Laura Geggel)

Logo, se não foi o icônico Dodô, quais foram as primeiras espécies extintas pela humanidade?

Esse grande problema começou quando os humanos começaram a migrar, disse Hume. À medida que os humanos deixaram seus lares e colonizaram outros locais, o registro fóssil demonstra o aumento paralelo na extinção de animais de grande porte em todos os continentes.

“Um padrão regular de extinção”, disse Felina Smith, professora de ecologia e biologia evolutiva da Universidade do Novo México, que estuda como o tamanho do corpo dos animais mudou ao longo da história.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: Revelada a causa da morte misteriosa de centenas de elefantes na Botswana

Felina Smith e seus colegas explicaram em um estudo feito em 2018 e publicado na revista Science que, cada vez que nossos ancestrais iam para outros lugares, registros fósseis mostram que espécies de grande porte começaram a ser extintas. Os parentes pré-históricos de elefantes, ursos, antílopes e outras criaturas.

Isso ocorria em um período de algumas centenas a 1.000 anos, no máximo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Portanto, as escalas de tempo de extinção rápida não ocorriam em nenhum outro ponto nos últimos milhões de anos, desde a extinção dos dinossauros não-aviários.

Primeiras espécies perdidas

Um Gliptodonte. (Wikipédia)

Algumas dessas primeiras espécies extintas pela humanidade pareceriam animais fantásticos hoje. Por exemplo, o Gliptodonte, que tinha caudas pontiagudas, aparência assustadora e desapareceu das Américas no final da última Era Glacial, há cerca de 12.000 anos — provavelmente, por causa da chegada dos humanos.

O número de ursos de cavernas gigantescos, muito mais pesados que os ursos pardos de hoje, entrou em declínio há cerca de 40.000 anos. Mesma época em que os humanos começaram a se espalhar pelo seu habitat. Coincidência?

Mas, saber qual foi a primeira espécie extinta é um problema, porque os dados sobre a extinção causada pela humanidade em todo o planeta só são confiáveis há cerca de 125.000 anos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A pesquisa de Smith revelou que o tamanho médio do corpo dos animais africanos 125.000 anos atrás eram apenas metade do das espécies que estavam presentes em outros continentes do mundo. Considerando que a África é um dos maiores continentes, então deveria ter um tamanho corporal médio semelhante aos das Américas e da Eurásia, disse Smith. Ou seja, podemos supor que, já na África dessa época, os hominídeos podem ter sido responsáveis por extinções ainda mais antigas.

Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Sociedade & Cultura

O povo Tsimane é uma tribo indígena amplamente isolada que vive na Amazônia boliviana.  Estas pessoas levam uma vida muito diferente da nossa. E eles...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...