Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Revelada a causa da morte misteriosa de centenas de elefantes na Botswana

morte de elefantes em Botswana foi causada por envenenamento
(National Parks Rescue/AFP)

Noticiamos aqui as centenas de elefantes mortos misteriosamente no famoso Delta do Okavango, na Botswana.

Agora, o departamento de vida selvagem revelou que a morte foi causada por envenenamento através de cianobactérias.

Botswana é um país sem litoral da África Austral e possui a maior população de elefantes do mundo, estimada em cerca de 130.000.

Continua depois da publicidade

Mortes misteriosas foram causadas por envenenamento

Desde março, mais de 300 paquidermes morreram de forma misteriosa com suas presas intactas, o que descartou a hipótese de que foram mortos por caçadores.

elefantes

Nesta segunda-feira, o veterinário principal do Departamento de Vida Selvagem e Parques Nacionais, Mmadi Reuben, disse aos repórteres a causa das mortes: envenenamento por cianobactérias que cresciam em tanques ou bebedouros.

As cianobactérias são grupos de organismos procarióticos, também chamados de algas azuis. Elas têm dimensões reduzidas, geralmente unicelulares, e podem crescer em colônias.

Continua depois da publicidade

Ela é uma bactéria tóxica que pode surgir naturalmente em águas paradas e, às vezes, crescer em grandes flores. No caso, ela se desenvolveu em pontos da água.

Pesquisadores alertam que as mudanças climáticas e temperatura atmosférica podem influenciar na temperatura do meio onde vivem. Ou seja, florações tóxicas são mais comuns em lugares com águas mais quentes.

A descoberta do motivo dessas mortes surgiu porque os elefantes pararam de adoecer ou morrer no final de junho, coincidindo com a secagem de seus reservatórios.

Continua depois da publicidade

Descoberta dos casos

O primeiro relatório das mortes incomuns dos elefantes de Botswana foi realizado dia 25 de abril e identificou os casos perto da aldeia de Seronga.

A partir de então, os números começaram a aumentar no mês seguinte.

Centenas de carcaças foram localizadas com a ajuda de sobrevoos feitos no início do ano.

Continua depois da publicidade

De acordo com as autoridades responsáveis pela vida selvagem, cerca de 330 animais morreram por um distúrbio neurológico causado pelas algas azuis.

Muitos desses foram encontrados próximos a bolsões d’água e a confirmação veio no resultado dos últimos testes realizados.

Enfim, os exames de sangue foram consistentes com a descoberta de que uma espécie de cianobactéria que produz neurotoxinas foi a causa da morte dos elefantes e vieram de reservatórios de água sazonais da região.

Continua depois da publicidade

national park rescue arquivo

Os testes foram realizados em laboratórios especializados na África do Sul, Canadá, Zimbábue e Estados Unidos.

Logo autoridades descartaram antraz ou envolvimento humano, como a caça ilegal, de acordo com que Cyril Taolo, vice-diretor do Departamento de Vida Selvagem e Parques Nacionais, informou em coletiva de imprensa na capital, Gaborone.

O governo continua os estudos sobre a ocorrência da bactéria para evitar futuras mortes. Reuben salienta que têm muitas perguntas a serem respondidas.

Continua depois da publicidade

Portanto, uma delas é por que apenas os elefantes e por que apenas naquela área. “Há uma série de hipóteses e estamos investigando”, disse Reuben a jornalistas.

Nem mesmo hienas e abutres que foram vistos se alimentando das carcaças dos elefantes mortos apresentaram sinais da doença.

No inverno, os elefantes se hidratam principalmente comendo raízes e cascas, especialmente do baobá, quando não há água por perto. A árvore armazena em seus troncos a água durante os meses de chuva.

Continua depois da publicidade

Informações da Science Alert.

Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.


Populares hoje

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...