Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ciência

Corvos são ainda mais inteligentes do que imaginávamos, mostra experiência

Nesta experiência feita com oito pássaros, sete deles aprenderam rapidamente e somente um ficou para trás.

Pesquisadores já sabiam que os corvos estavam entre as aves mais inteligentes, quem sabe até mesmo superando os papagaios que podem falar. Essa experiência mostrou como corvos são mais inteligentes do que imaginávamos, mostrando que estes animais são capazes até mesmo de criarem suas próprias ferramentas, algo que antes era identificado apenas em macacos e humanos.

O relato foi divulgado pela revista Scientific Reports, sendo que a pesquisa consistiu em apresentar uma caixa transparente com uma bandeja de comida dentro e para terem acesso, era necessário que usassem um graveto, empurrando a comida para a lateral. Os resultados foram surpreendentes.

Como foi feita a pesquisa?

Esse estudo foi desenvolvido com corvos da Nova Caledônia, na Oceania. A espécie Corvus moneduloides possuem habilidades incríveis. Os pesquisadores chegaram afirmar que crianças em seus primeiros anos de vida não possuem a capacidade de realizar a tarefa executada pelas aves, já que isso exige certa previsão e poder cerebral para superar o problema.

Continua depois da publicidade

“A descoberta é notável, porque os corvos não receberam assistência ou treinamento para fazer essas combinações, eles descobriram por si mesmos”, disse Auguste von Bayern, primeiro autor do estudo do Instituto Max-Planck de Ornitologia e Universidade de Oxford.

No começo do experimento, os pesquisadores deixaram alguns gravetos longos perto da caixa. Não demorou para que os corvos entendessem que poderiam utilizá-los para colocar no buraco feito na caixa e assim conseguir acesso a comida. Deixaram ainda alguns pedaços menores, que poderiam ser unidos, para chegar até o alvo.

Chamou atenção o fato de que quatro dos oito corvos juntaram partes dos pedaços menores e utilizaram para cutucar a comida. Embora os materiais tenham sido entregues, os corvos usaram a inteligência para montar a própria ferramenta.

Continua depois da publicidade

Corvos são mais inteligentes do que imaginávamos

Entre os animais que participaram da experiência, um deles, conhecido por Mango, foi o grande destaque. Mango conseguiu unir três e até quatro gravetos pequenos, formando um grande bastão para atingir a comida que ficava dentro da bandeja.

O poder dos corvos já era conhecido

Os pesquisadores já sabiam que os corvos da Nova Caledônia tinham habilidades diferenciadas, principalmente para a produção de ferramentas, algo que antes era visto apenas nos humanos. É certo que os corvos são mais inteligentes do que imaginávamos.

Essa outra pesquisa mostrou que eles possuem a capacidade de aprender um com o outro. São animais que vivem de maneira solitária, e por isso precisam aprender novas formas de sobrevivência. São capazes de dobrar galhos e rasgar folhas, desenvolvendo materiais que possam atrair larvas que servirão de alimentos.

Continua depois da publicidade

Sarah Jelbert, da Universidade de Auckland, desenvolveu uma ferramenta onde os corvos trocavam imagens por comida, bastava que inserissem papeis coloridos. Quando as aves entenderam a ideia do sistema, começaram a rasgar o papel distribuído em partes menores, para que coubesse na máquina. Funcionava como se fosse aquelas máquinas de refrigerantes que latas são trocadas por dinheiro.

Nesta experiência feita com oito pássaros, sete deles aprenderam rapidamente e somente um ficou para trás.

Continua depois da publicidade
Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...