Esta lagarta se disfarça de cobra em um piscar de olhos

Mateus Marchetto

Muitos animais fingem ser outro bicho para parecerem mais perigosos e intimidadores. Isso é uma estratégia de sobrevivência, inclusive, bastante valiosa. No entanto, existe uma espécie de lagarta que finge ser uma cobra venenosa. Além do mais, a espécie vem sendo acompanhada por um grande produtor de Hollywood.

Frank Fleming, que registrou as imagens da lagarta presentes neste post, foi por muitos anos gerente de produção em grandes obras do cinema. Fleming teve presença em clássicos como Forrest Gump e Duro de Matar 3. De quebra, Fleming também é biólogo formado em Charleston, na Carolina do Sul.

“Sempre me interessei pela natureza, desde muito jovem. Meu pai era caçador e pescador, mas sempre achei outros animais mais interessantes do que os que ele procurava”, afirma ele ao G1.

No entanto, Fleming se aposentou em 2010 e decidiu viver uma vida tranquila, cercada por acres de floresta tropical, na Costa Rica. 47 acres, mais precisamente, é a extensão do terreno de Fleming, próximo à fronteira com o Panamá.

Andando por sua propriedade, Fleming encontrou um animal curioso: uma lagarta que se disfarça e adquire a aparência de uma pequena cobra.

“Primeiro a vi à noite, enquanto caminhava na selva. Voltei durante o dia com um tripé e uma câmera, mas foi muito difícil fazer o vídeo porque o vento soprava no galho e dificultava manter a lagarta no foco”

A estratégia de sucesso da lagarta

A falsa-coral, como seu nome indica, é uma serpente que parece a perigosa coral, mas na verdade é uma impostora. Essa cobra se utiliza da aparência da parente venenosa para afastar possíveis predadores. A estratégia desta lagarta que se disfarça de cobra é bastante semelhante, e isso é especialmente comum em lagartas.

Acontece que a lagarta é um estágio da vida de uma borboleta ou mariposa. Nesse caso, o mestre do disfarce é a forma imatura da espécie de mariposa Hemeroplanes ornatus. Esse tipo de imitação biológica acontece frequentemente nas lagartas justamente por esses serem estágios mais frágeis da vida dos animais.

hemeroplanes ornatus natural history museum londres
Imagem: Natural History Museum

Quando borboletas ou mariposas, elas podem voar e evitar predadores. Quando lagartas, a mobilidade é lenta e seus corpos são bastante frágeis. Assim, a lagarta desta espécie parece uma pequena cobra trepadeira que se alimenta de lagartos.

Conforme a lagarta cresce, ela adquire uma aparência semelhante a víboras, que podem caçar pássaros, por exemplo. Junto com macacos, os pássaros e lagartos são justamente os predadores naturais da espécie. Um plot twist digno de Hollywood.