América do Sul

Adriana Tinoco
América do Sul. Imagem: Google Earth

A América do Sul é um dos subcontinentes que compõem o continente americano, juntamente com América do Norte e América Central. O continente sul-americano é composto por 14 países colonizados, principalmente, por Portugal e Espanha. A região é uma das mais diversas do mundo, tanto em termos de fauna e flora, quanto em termos humanos, pois a população sul-americana é composta por povos indígenas, descendentes de europeus e africanos, que contribuíram diretamente para a formação das sociedades locais.

Mapa da América do Sul

Subcontinente sul americano
Mapa da América do Sul. Imagem: Wikipedia

Dados demográficos da América do Sul

Extensão territorial17.850.568 Km²
População388.000.000 habitantes
Densidade demográfica20 habitantes por Km²
Maior PaísBrasil
Menor PaísSuriname
Idiomasportuguês, espanhol, guarani, inglês, holandês, francês, aimará, quéchua e línguas indígenas diversas
Países12 países

Países da América do Sul

Cada um dos países da América do Sul tem suas próprias características únicas que o tornam especial. Uma das coisas mais notáveis sobre os países sul-americanos é sua paisagem diversificada. Da floresta amazônica à cordilheira dos Andes, há uma grande variedade de terrenos a serem encontrados neste continente. Essa diversidade também se estende ao clima, com países como Chile e Argentina experimentando padrões climáticos muito diferentes dos do Brasil ou da Venezuela.

O povo da América do Sul também é incrivelmente diversificado, com uma variedade de diferentes grupos étnicos e culturas representados em todo o continente. Isso pode ser visto na música, arte e culinária de cada país, que refletem muitas vezes as influências das várias culturas que os moldaram.

BandeiraPaísNome OficialCapitalSistema de governoLínguaMoeda
flag of ArgentinaArgentinaRepública ArgentinaBuenos AiresRepública Federativa PresidencialistaEspanholPeso Argentino
flag of BoliviaBolíviaEstado Plurinacional da BolíviaLa PazRepúblicaEspanhol, Quíchu, AimaráBoliviano
flag of BrazilBrasilRepública Federativa do BrasilBrasíliaRepública Federativa PresidencialistaPortuguêsReal
flag of ChileChileRepública do ChileSantiagoRepúblicaEspanholPeso Chileno
flag of ColombiaColômbiaRepública da ColômbiaBogotáRepública PresidencialistaEspanholPeso Colombiano
flag of EcuadorEquadorRepública do EquadorQuitoRepública PresidencialistaEspanholDólar americano
flag of GuyanaGuianaRepública Cooperativa da GuianaGeorgetownRepública SemipresidencialistaInglêsDólar guianense
flag of ParaguayParaguaiRepública do ParaguaiAssunçãoRepúblicaEspanhol, GuaraniGuarani
flag of PeruPeruRepública do PeruLimaRepública PresidencialistaEspanhol, QuíchuaNuevo sol
flag of SurinameSurinameRepública do SurinameParamariboRepública parlamentaristaHolandêsDólar do Suriname
Bandeira do UruguaiUruguaiRepública Oriental do UruguaiMontevidéuRepública PresidencialistaEspanholPeso uruguaio
flag of VenezuelaVenezuelaRepública Bolivariana da VenezuelaCaracasRepública Federal PresidencialistaEspanholBolivar Venezuelano

Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, Malvinas e Guiana Francesa: países ou não?

Se você pesquisar quais são os países da América do Sul, vai encontrar respostas discrepantes: às vezes 12, outras 13 ou 14. Isso acontece porque, embora Ilhas Geórgias do Sul e Sandwich do Sul, Ilhas Malvinas (também conhecidas como Ilhas Falklands ) e Guiana Francesa não são estados independentes, são considerados parte do território de seu colonizador: Reino Unido, no caso das ilhas e França no caso da Guiana Francesa. Nessas áreas, as línguas oficiais são o Inglês e o Francês, respectivamente.

Urbanização

A América do Sul é atualmente um dos continentes mais urbanizados do mundo. Calcula-se que cerca de 80% da população sul-americana vive em áreas urbanas, enquanto a média mundial é de cerca de 50%. Os países mais urbanizados da América do Sul são Argentina, Chile, Paraguai e Peru.

Línguas

A América do Sul é um continente onde múltiplas línguas são faladas. As línguas mais utilizadas são o Português, idioma oficial do Brasil, maior e mais populoso da região, e o Espanhol, língua oficial da maioria dos países sul-americanos. O francês, o Holandês e o Inglês também aparecem no subcontinente.

Um número expressivo de línguas indígenas também é falado na América do Sul, sendo o quíchua a língua indígena mais utilizada, seguida do guarani e do aimará.

Religião

O cristianismo, e suas diferentes vertentes, predomina na A América do Sul, contudo, cerca da metade da população do subcontinente se declara não praticante. Há ainda a presença de matriz africana (Candomblé e Umbanda) e religiões de origem indígena.

Os países mais cristãos são Paraguai (96%), Equador (93%), Bolívia (93%) e Venezuela (91%). Os países com o maior número de não-religiosos são Uruguai (51%), Chile (30%) e Colômbia (22%). Outras religiões com adeptos na região são: judaísmo, budismo, islamismo, hinduísmo, bahá’í e xintoísmo.

Todos os países da América do Sul reconhecem a separação entre Igreja e Estado.

História da América do Sul

A América do Sul era habitada por diferentes grupos étnicos, como os incas, chibcha e guaranis. Estes grupos apresentavam variadas estruturas econômicas, políticas e sociais, porém sua sobrevivência, em geral, vinha da agricultura.

O século XVI marcou a chegada dos exploradores portugueses e espanhóis, que passaram a controlar grande parte do subcontinente sul-americano. Inglaterra, Holanda e França também tiveram suas fatias das terras recém-invadidas, embora bem menores que os outros dois países. O genovês Cristóvão de Colombo liderou as frotas espanholas, creditadas como as primeiras a chegar ao continente americano em 12 de Outubro de 1492.

Navegador Cristóvão Colombo
Possível retrato de Colombo por Sebastiano del Piombo, 1519.

Os europeus colonizaram a América do Sul estabelecendo colônias exploradoras, sendo a extração de madeira e minerais, o principal objetivo nesse primeiro momento. Posteriormente, grandes culturas foram estabelecidas, como o açúcar. Os exploradores europeus usavam principalmente mão de obra escravizada indígena, que mais tarde foi substituída por mão de obra escravizada africana. Mais tarde, a região também recebeu um grande número de imigrantes europeus e asiáticos.

A maior parte dos países da América do Sul conquistou sua independência durante o século XIX, tornando-se, em geral, democracias republicanas inspiradas nos modelos francês ou estadunidense. No entanto, a influência europeia na economia e na política local continuaram fortes.

Ao longo do século XX, muitos países sul-americanos passaram por governos ditatoriais. Fruto da exploração europeia e da instabilidade política e econômica, atualmente, a América do Sul é um subcontinente marcado pela elevada desigualdade social.

Geografia da América do Sul

A América do Sul possui uma enorme diversidade geográfica devido à sua extensão latitudinal, além de diversos fatores climáticos que também afetam diretamente os aspectos físicos da região.

A América do Sul é cortada pela Linha do Equador e pelo Trópico de Câncer. A parte sul do continente americano é banhada pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

Topografia

Em termos de relevo, América do Sul é constituída principalmente por planaltos e montanhas. A Cordilheira dos Andes é a formação geológica que possui as maiores elevações do continente. A região conta ainda com planícies e formações serranas que acompanham o litoral leste sul-americano.

Hidrografia

A rede hidrográfica da América do Sul é densa. No território localiza-se algumas das principais bacias do mundo, como as bacias do Amazonas, Orinoco e Paraná.

O subcontinente sul-americano recebe grandes volumes de chuvas, o que causa a ocorrência de rios caudalosos, ou seja, que possuem corrente. Os mais importantes rios da América do Sul são Amazonas, São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai.

Clima

Como já foi dito, a extensão latitudinal da América do Sul é ampla, o que determina o clima na região, juntamente com as massas de ar e correntes oceânicas. Com o alto volume de chuvas e temperaturas médias elevadas, em geral, o clima tropical, e suas variações, predomina, mas também a ocorrência de climas secos, como o semiárido no Nordeste do Brasil.

Fauna e Flora

A América do Sul é extremamente rica em biodiversidade, com várias espécies únicas de flora e fauna, como o maior roedor do mundo, a capivara. Cinco países sul-americano (Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) são considerados megadiversos, ou seja, abrigam a maioria das espécies existentes no mundo e possuem um número significativo de espécies endêmicas (espécies que se restringem a uma área determinada, como um lago, por exemplo).

A mais importante formação vegetal da América do Sul é a Floresta Amazônica, que se estende por cerca de 6,9 milhões de km² e um total de nove países, sendo a maior floresta tropical do mundo. Vale ressaltar ainda, a presença de savanas (Cerrado e Caatinga) e estepes (os Pampas).

Rain florest
Floresta amazônica. Imagem: Nathalia Segato/Unsplash

Cultura

Devido a seu processo de colonização, a cultura da América do Sul é bastante influenciada por culturas indígenas, européias e africanas, na culinária, na religião, nas festas, músicas, danças, etc.

Como já foi dito, o Cristianismo é a religião predominante, por isso, entre as tradições culturais sul-americano estão diversas festas religiosas. O Carnaval é uma grande e tradicional festa em países como Brasil e Colômbia. Na música, gêneros como samba, bossa-nova, tango, salsa, funk e reggaeton se destacam.

O esporte mais praticado pela população local é o futebol. O Brasil é a única seleção a vencer a Copa do Mundo de Futebol por cinco vezes.

Economia

A América do Sul, em geral, tem sua economia voltada para o setor primário, sendo vários de seus países grandes produtores e exportadores de matérias-primas. A agropecuária é destaque da economia na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai. O Brasil, assim como Bolívia, Chile e Peru, também tem o extrativismo, principalmente o mineral, como atividade de grande importância.

O setor secundário não tem a mesma expressividade. Brasil e Argentina são os países com maior distribuição industrial, sendo o Brasil dono do mais desenvolvido parque industrial do subcontinente, exportando para diversos países da região. A maior parte da indústria é voltada para o mercado interno, produzindo principalmente bens de consumo.

O setor terciário é bem diversificado. Ele aparece mais concentrado nos grandes centros urbanos, mas a região ainda apresenta altos níveis de informalidade. O turismo constitui bastante para a economia do setor terciário, especialmente para Brasil e Peru.

Curiosidades gerais sobre a América do Sul

Machu Picchu
Machu Picchu. Imagem: Leon Overweel/Unsplash
  • O Chile e o Equador são os únicos países sul-americanos a não fazem fronteira com o Brasil.
  • O Deserto do Atacama, que fica no Chile, é tido como uma das zonas mais áridas do mundo.
  • A montanha mais alta da América do Sul é a Aconcágua, na porção argentina da Cordilheira dos Andes, com quase 7.000 metros de altitude.
  • São Paulo (Brasil), Lima (Peru), Bogotá (Colômbia), Rio de Janeiro (Brasil), Santiago (Chile), Brasília (Brasil), Salvador (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e Fortaleza (Brasil) são as cidades mais populosas do subcontinente.
  • A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e responsável por cerca de 20% do oxigênio presente no planeta.
  • Cerca de 70% do território da Guiana é coberto pela Floresta Amazônica, sendo que 75% dessa floresta permanece com pouca ou nenhuma intervenção humana.
  • O Equador possui 64 vulcões, sendo 11 ativos.
  • Machu Picchu é um dos monumentos arqueológicos mais importantes do mundo, estando localizada nos Andes peruanos.
  • A Venezuela possui a maior reserva de petróleo do mundo.
  • O Brasil é o maior produtor de café do mundo.
  • A Colômbia é o segundo maior exportador de flores do mundo. As rosas colombianas são famosas por seu tamanho e durabilidade.
Compartilhar