Conheça 12 cidades mais vulneráveis a terremotos

Letícia Silva Jordão
Imagem: Unsplash

Existem diversos locais no mundo que estão mais sujeitos a sofrer fenômenos naturais, como vulcões entrando em erupção ou então tsunamis. Mas, existem cerca de 12 cidades mais vulneráveis a terremotos no mundo.

Conhecê-las pode ser interessante para quem pensa em mudar de país ou realizar uma simples viagem. 

Por isso, neste artigo vamos mostrar a você uma lista com as principais cidades mais vulneráveis a terremotos para você conhecer.

1. Beirute no Líbano

Em primeiro lugar da nossa lista de cidades mais vulneráveis a terremotos temos Beirute, no Líbano. A cidade ganhou o primeiro lugar devido a sua localização. Beirute fica entre as placas tectônicas da Arábia e da África

Devido a isso ela pode ter terremotos mais destrutivos. Apesar do risco, hoje em dia os edifícios de Beirute ainda não são construídos para resistir a terremotos, o que torna a cidade ainda mais vulnerável.

2. Tóquio no Japão

O Japão é conhecido por ser um país que ocorrem diversos desastres naturais como tsunamis e erupções de vulcões. Mas, a sua capital leva a fama de ser uma das cidades mais vulneráveis a terremotos.

Tóquio fica no Círculo de Fogo do Pacífico, uma região que possui alta atividade vulcânica e sísmica. Além disso, ela se localiza atrás de várias linhas de falhas que produzem diversos terremotos.

3. Nova Deli na Índia

Na Índia, Nova Deli é a cidade com mais chances de ter terremoto. Assim como as demais, ela fica em uma região com registros de terremotos devastadores.

A cidade fica próxima a várias zonas sísmicas além de ficar sob a planície Indo-Gangética, que possui um solo sedimentar e solto, o que ajuda a aumentar as ondas sísmicas e o tremor do solo durante o terremoto.

4. Jakarta na Indonésia

Outra das cidades mais vulneráveis a terremotos é Jakarta que, assim como Tóquio, fica localizada próxima ao Círculo de Fogo do Pacífico, na interseção de duas placas tectônicas que se opõem e se empurram causando tensão e terremotos ao longo do tempo. 

Além disso, assim como Beirute, as construções de Jakarta não foram feitas para resistir a fortes terremotos.

5. Manila em Filipinas

Outra cidade que é impactada pelo Círculo de Fogo do Pacífico é Manila, a capital de Filipinas, que fica localizada em uma linha de falha entre duas placas.

Além disso, a cidade teve um grande crescimento populacional, que ocasionou construções frágeis a terremotos.

6. Los Angeles nos Estados Unidos

Conhecida por ser a capital mundial do entretenimento, Los Angeles também é uma das cidades mais vulneráveis a terremotos.

Ela fica localizada na falha de San Andreas que marca o limite entre duas placas que estão em constante movimento uma contra a outra.

7. Quito no Equador

Outra vítima do Círculo de Fogo do Pacítifo é Quito, no Equador. A cidade fica localizada nos limites de diversas placas tectônicas e vários vulcões que ainda estão em atividade.

Além disso, a cidade fica sob rochas sedimentares macias, que aumentam o tremor de um terremoto.

8. Teerão no Irã

A capital do Irã também é uma das cidades mais vulneráveis a terremotos. Ela fica localizada entre as placas da Arabia e da Eurásia e diversas outras falhas geológicas.

Cientistas afirmam que a cidade pode sofrer um grande terremoto dentro de 100 anos.

9. Istambul na Turquia

Istambul fica localizada na falha da Anatólia do Norte, uma linha que já causou vários terremotos grandes, como o que aconteceu recentemente em fevereiro.

Ele causou diversos estragos e mortes, já que muitas construções da cidade não foram feitas para resistir a terremotos.

10. Katmandu no Nepal

Katmandu é uma cidade que fica no Arco do Himalaia, uma região sísmica ativa muito conhecida. 

Além disso, a cidade fica em cima de uma bacia cheia de sedimentos macios que amplificam as ondas sísmicas. O último terremoto que a cidade enfrentou acabou deixando cerca de 9 mil mortos.

11. Lima em Peru

Na América do Sul, Peru é mais um país a abrir uma das cidades mais vulneráveis a terremotos. Lima fica localizada no Círculo de Fogo do Pacífico além de estar próxima a duas placas tectônicas que possuem um alto poder explosivo.

12. Cidade do México no México

Por fim, a capital do México também é uma das cidades mais vulneráveis a terremotos, já que está localizada no topo de diversas placas tectônicas que estão em constante choque uma contra a outra.

Compartilhar