Quais as maiores cidades do mundo? É difícil responder essa pergunta, pois há de se escolher um termo para mensurar a resposta. Seriam as maiores em termos de área ou população? Talvez a maior, em termos de área (e em partes pela população), seja Xunquim, no sudoeste da China.
Xunquim é uma das megacidades a mais crescer no mundo, com uma população acima de 32 milhões, espalhada numa área maior que 82.400km² (o dobro do tamanho da Suíça, que tem 41.285km²).
Mas além do termo de referência, como podemos definir o que é uma cidade? Basta considerar as supostas bordas ou toda a área metropolitana ao redor? Nessa lista, vamos apresentar algumas das maiores cidades do mundo, considerando especialmente a sua região metropolitana.
Shangai
Shangai é a maior cidade da China, e uma das maiores do mundo. Cobrindo uma área de 6.340km², é também um grande centro industrial do país, com os maiores portos marítimos do mundo. A área metropolitana de Shangai tem 24.24 milhões de pessoas.
Karachi
Capital de negócios do Paquistão e maior cidade do país. A cidade é o principal porto marítimo do Paquistão, e capital da província Sinde, localizada ao sul do país, na costa do Mar Árabe.
Segundo a Karachi Metropolitan Corporation, a área metropolitana de Karachi, junto aos seus subúrbios, compreende a segunda cidade mais populosa do mundo, com 21 milhões de pessoas. Devido à população de imigrantes, a cidade cresceu quase 60 vezes desde 1947, que até hoje cresce com a chegada de novos imigrantes.
Tóquio
A capital e maior cidade do Japão e da Ásia. A região metropolitana de Tóquio inclui as cidades de Yokohama, Saitama, Sagamihara, Kawasaki e Chiba, tornando Tóquio a maior área metropolitana do mundo, com 37.220.000 milhões. A cidade de Tóquio em si tem uma população de 9 milhões.
Pequim
Pequim, a “Capital do Norte”, é o centro cultural e político da China, além de capital do país, segunda cidade mais populosa, com 20.7 milhões.
São Paulo
A maior cidade do Brasil, capital do estado de São Paulo, fundada em 1554 sob o nome de São Paulo de Piratininga. Além de uma das maiores cidades do mundo, é a cidade mais populosa da América do Sul. Sua região metropolitana contém 20.8 milhões de habitantes.
Cidade do México
Foi previamente a cidade pré-colombiana de Tenochtitlan, sendo capital do Império Asteca até 1521. Hoje, a Cidade do México é o centro cultural, econômico e industrial do país, além de ser a capital. É também a cidade mais populosa na América do Norte, com uma região metropolitana de 20.4 milhões.
Nova York
A cidade dos cinco “burgos”, Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronxs e Staten Island. Desde 1790, ocupa o topo na lista das maiores cidades dos Estados Unidos, com uma região metropolitana de 20 milhões.
Bombaim
Capital do estado de Maharashtra, na Índia, é uma das cidades mais densamente povoadas no mundo, com uma região metropolitana de 18.5 milhões.
Delhi
Também conhecida como “Território Nacional da Capital de Deli”, é a capital da Índia, com um território compreendendo 16.3 milhões de habitantes.
Moscou
A cidade mais populosa da Federação Rússia, com sua primeira menção registrada em 1147, Moscou é também o centro político e capital do país. Sua população é de 11.5 milhões de habitantes.
Xunquim
A região metropolitana de Xunquim é uma das municipalidades com classificação de província na China, o nível mais alto para cidades no país, com status equivalente ao de uma província. A cidade é o centro econômico do Rio Yangtzé, com uma população de 28.8 milhões.