As aranhas mais venenosas do mundo inserem o veneno através de suas presas na vítima, o suficiente para causar paralisia. Há mais de 50.000 espécies de aranhas no mundo. Dentre elas, 30 são venenosas e podem matar humanos, com as crianças sendo mais vulneráveis ao veneno do que os adultos.
Mordidas de aranha dificilmente são fatais em humanos, a não ser que não sejam tratadas. Aqui, conheceremos as aranhas mais venenosas do mundo.
As 9 aranhas mais venenosas do mundo
Aranha-teia-de-funil
A aranha-teia-de-funil é a mais perigosa do planeta. É uma espécie nativa do leste da Austrália. Seu veneno pode matar em 15 minutos, e o veneno do macho é mais forte que o da fêmea. Normalmente o macho vive sozinho, enquanto as fêmeas formam colônias com cerca de 100 aranhas.
Armadeira
A armadeira também é uma das aranhas mais venenosas do mundo. Ela está presente na América do Sul e América Central, e é quase tão fatal quanto a aranha-teia-de-funil, mas seu veneno não mata na mesma velocidade.
Tarântula chinesa
Essa tarântula (conhecida como chinese bird spider em inglês) é encontrada na China e Vietnã. Seu veneno contém neurotoxinas que afetam o sistema nervoso da vítima. Sua mordida, se não for tratada, pode levar a morte.
Viúva negra
A viúva negra é uma das aranhas mais venenosas do mundo, ainda que seu veneno não seja altamente fatal para humanos. Ainda assim, sua mordida é perigosa.
Indiana ornamental
A tarântula indiana ornamental é uma das aranhas mais venenosas no sudeste da índia. Não há mortes registradas vinculadas a ela, mas suas mordidas são perigosas ainda assim. Seu veneno causa dor intensa e, dependendo do sistema nervoso, as vítimas podem responder de forma diferente.
Latrodectus hasselti
Essa aranha é altamente venenosa, e nativa da Austrália. A fêmea contém uma toxina venenosa, e é conhecida por ter matado algumas pessoas com apenas uma única mordida. Seu veneno contém neurotoxinas que causam dano severo ao sistema nervoso.
Sicarius hahni
A Sicarius hani é a aranha mais venenosa nos desertos da África do Sul. É uma das aranhas mais venenosas do mundo porque seu veneno pode causar feridas severas e até mesmo fatais.
Aranha-violinista
O veneno dessa aranha é muito tóxico, mas dificilmente mata humanos. É uma das aranhas mais perigosas do mundo, nativa da América do Norte.
Aranha corredora noturna
A aranha corredora noturna é uma aranha venenosa presente nas Américas. Mas, exceto se a ferida cause infecções, não há muito motivo para se preocupar no caso de uma mordida.