Centenas de locais cerimoniais mesoamericanos datados de aproximadamente 600 anos atrás foram descobertos. Isto se segue ao anúncio, em 2020, da descoberta do primeiro desses locais, em Aguada Fénix.
Takeshi Inomata, da Universidade do Arizona, e seus colegas usaram uma técnica chamada lidar, que emprega lasers aéreos para criar uma imagem tridimensional da superfície do solo. Eles usaram isto para descobrir 478 locais em uma área do sul do México cobrindo 84.516 quilômetros quadrados, muitos dos quais estavam cobertos por densa selva.
Os locais eram compostos de complexos retangulares que muito provavelmente eram usados para reuniões cerimoniais pelos Maias e Olmec. “As pessoas vêm e vão… é quase como um centro de peregrinação”, explica Inomata.
Eles consistiam de uma praça central aberta, possivelmente usada para reuniões, e uma série de montes baixos de terra ao longo do perímetro, possivelmente usados para estruturas. E foram quase certamente construídos entre 1050 e 400 AC por duas antigas civilizações – o Olmec, a mais antiga civilização conhecida da região, e os maias, que podem ter aprendido com o Olmec, mas cuja cultura entrou em colapso por volta de 800 DC.
“Até descobrirmos a Aguada Fênix, ninguém sabia sobre esses locais cerimoniais retangulares, então todas essas novas descobertas lançaram luz sobre esse período inicial”, diz Inomata. “Isso nos levou a reconsiderar as origens da civilização mesoamericana”. Inúmeros desses complexos foram construídos por indivíduos que não tinham organização hierárquica excessiva”.
Em comparação com construções posteriores na região, tais como Chichen-Itza, que normalmente contêm grandes pirâmides, os locais eram todos relativamente planos com algumas pirâmides pequenas.
“Não sabemos como eram na vida, mas pode-se argumentar que eram cidades pequenas”, diz Elizabeth Graham, uma pesquisadora do University College London que não estava envolvida no estudo. “Quando comecei a trabalhar nos anos 70, todos acreditavam que as cidades se desenvolveram por volta de 200 DC durante o período Clássico. Agora, o período durante o qual, suponho que se pode dizer que o urbanismo se desenvolveu, tem sido gradualmente empurrado para trás e para trás”.