Maior e mais antigo templo maia é descoberto no México

Erik Behenck
Aguada Fênix forneceu uma nova versão para a origem maia

O maior e mais antigo templo maia foi encontrado no México. Assim, revelou ainda mais detalhes sobre a antiga cultura que prosperou sem ter um governo centralizado ou uma classe elitista no comando da população.

O trabalho foi realizado por arqueólogos através de pesquisas aéreas utilizando o LIDAR, em Tabasco. Dessa maneira, os pesquisadores desenvolveram uma mapa 3D com ótima resolução do local chamado a “Aguada Fênix”. Inicialmente pensavam que era somente uma paisagem natural, mas depois descobriam a enorme plataforma elevada existente na região.

Templo maia
Imagem 3D do site da Aguada Fénix com base no LIDAR. (Takeshi Inomata / Nature)

Ela mede 1.413 metros de norte a sul e 399 metros de leste a oeste. Esse local sagrado pré-maia tem de 10 a 15 metros de elevação no espaço usado para rituais, com diferentes acessos. Além disso, os arqueólogos não encontraram nenhum vestígio de um governo que controlasse essa construção.

Quando foi erguido o local sagrado pré-maia?

Utilizando radiocarbono, os pesquisadores determinaram que os primeiros depósitos em Aguada Fênix eram de 750 AEC., quase dois séculos antes do uso da cerâmica por outras culturas, como a Maia.

A descoberta foi apresentada em um artigo científico publicado na Nature. As cerâmicas localizadas na região são semelhantes com à cerâmica Real de Ceibal, sendo diferentes das encontradas em outras regiões, como La Venta e do rio Grijalva. Entretanto, os pesquisadores ainda não estão certo se essa antiga civilização falava a língua maia, por mais que algumas afinidades tenham sido percebidas.

Esculturas encontrada em um antigo templo maia
Objetos encontrados durante a escavação na Aguada da Fênix. (Takeshi Inomata / Nature)

Um pouco mais sobre o templo maia

Os pesquisadores acreditam que rituais agrícolas eram realizados na plataforma, conforme os ciclos anuais do Sol, da Lua e até mesmo das estrelas. Dessa maneira, a construção servia também como uma espécie de observatório astronômico, permitindo a realização de medidas conforme uma base fixa.

Essa plataforma recém-descoberta foi construída em uma elevação natural, no leito rochoso, com início provavelmente em 1000 AEC. e com fim em 800 AEC. Por outro lado, a civilização maia teve o seu auge entre 250 DEC. e 900 DEC.

Uma nova perspectiva sobre os maias

As novas descobertas, incluindo o mais antigo e maior local sagrado pré-maia, fez com que o surgimento desta civilização tenha sido repensado. Aliás, acreditavam que tenha emergido de pequenas aldeias, no período 1000-350 AEC. Agora, a descoberta de Aguada Fênix muda esse pensamento.

Vista aérea da escavação do antigo templo maia
Vista aérea da Aguada da Fênix. (Imagem: Takeshi Inomata / Nature)

Um dos fatores que chamou atenção foi o fato de não existir desigualdade social ou indivíduos com alto status. Caso as interpretações de tempo estejam corretas, a região olmeca da Costa do Golfo não era o único centro com rápido desenvolvimento cultural, de inovações culturais e tecnológicas.

Diversas questões foram levantadas junto com esse novo estudo, como por exemplo: por que um grupo de caçadores fez uma construção tão grande como esta? Conforme o autor do artigo, era um período onde a agricultura florescia e essa construção servia como um marco para todos os moradores locais.

O estudo que descreve as descobertas foi publicado na revista Nature, clique aqui e confira.