A cidade que está sendo engolida pela terra na Califórnia

Mateus Marchetto
Imagem: Free-Photos/Pixabay

Corcoran é uma pequena cidade baseada em agricultura que fica entre Los Angeles e São Francisco, na Califórnia. A maior parte da economia da cidade, por conseguinte, vem da agricultura dos terrenos arenosos à sua volta. Contudo, especialistas acabam de confirmar, com auxílio de satélites da NASA que a cidade está afundando mais e mais a cada ano.

De acordo com os dados da agência espacial americana, Corcoran afundou 3,3 metros nos últimos 14 anos. As estimativas das autoridades mostram que uma área de quase vinte quilômetros quadrados está formando uma bacia, que engloba também a pequena cidade de Corcoran com seus quase 22 mil habitantes.

map Artboard 1
Imagem: Eleanor Lutz/California Department of Water Resources

De acordo ainda com as estimativas, diversas construções podem estar em risco, principalmente nas áreas mais afetadas pelo afundamento. Contudo, não há nenhuma forma de elevar novamente o solo da cidade. Além do mais, autoridades afirmam que a cidade pode afundar ainda mais três metros para dentro da terra nos próximos 19 anos.

Apesar de parecer um evento natural, o afundamento da cidade na verdade pode estar acontecendo por atividade humana. Como dito antes, Corcoran é uma cidade profundamente dependente da agricultura – e também da retirada de água do solo.

Extração de água subterrânea na Califórnia

Naturalmente, ocorre a formação de reservatórios de água subterrâneos. Esses reservatórios -chamados aquíferos ou lençóis freáticos – são partes mais profundas do solo onde a água está saturada e ocupa o espaço entre a rocha e o solo. Portanto, é possível drenar essa água e usá-la na superfície.

Contudo, quando se retira muita água do solo, o espaço fica vazio onde estava o líquido. Com a ação da gravidade (com todo o peso do solo e de uma cidade inteira acima) esse espaço vazio vai se compactando ao longo do tempo, fazendo o solo afundar.

california 849634 1920
Imagem: David Mark/Pixabay 

A empresa multibilionária Boswell, aliás, tem sido a número um em retirada da água do solo. Inclusive a empresa vendeu quase 1300 metros cúbicos de água em 2016 por mais de 43 milhões de dólares. Nesse sentido, muitos fazendeiros afirmam que a empresa estaria retirando desnecessariamente a água dos aquíferos.

Não há, mais uma vez, coo levantar a cidade novamente. Assim, autoridades afirmam que a melhor maneira de mitigar o problema é com a redução da retirada da água do solo, de forma a evitar ainda mais afundamento. Apesar disso ainda não há perspectivas de ação por parte do Estado na região.

Com informações de New York Times.

Compartilhar