Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sociedade & Cultura

Ilhas florestais indicam presença de agricultura na Amazônia há 10 mil anos

Agricultura há 10 mil anos na Amazônia
Ilhas florestais indicam sinais milenares de agricultura na Amazônia

Historiadores conhecem alguns lugares onde a agricultura é praticada há milhares de anos, só que o cultivo de grãos, frutas e plantas para a alimentação pode ter começado também em outras partes do mundo. Sinais indicam presença de agricultura na Amazônia há 10 mil anos.

A savana dos Llanos de Moxos, localizada no norte da Bolívia conta com diversos trechos de floresta, acima de zonas úmidas. De fato, isso chamou a atenção de pesquisadores, que acreditam se tratar de remanescentes da habitação humana desde o começo do Holoceno.

Como era a agricultura na Amazônia há 10 mil anos?

Recentemente pesquisadores fizeram novas análises nos sedimentos encontrados em algumas dessas ilhas, assim, conseguiram identificar sinais do cultivo de mandioca e abóbora há mais de 10 mil anos. Anteriormente, acreditava-se que a agricultura naquela região havia começado 2 mil anos atrás apenas.

Continua depois da publicidade

A partir disso, as novas descobertas colocaram o sudoeste da Amazônia ao lado da China, do Oriente Médio, Mesoamérica e Andes como uma das primeiras áreas utilizadas para o cultivo de plantas no mundo inteiro. Assim, podemos dizer que existe agricultura na Amazônia há 10 mil anos.

“Arqueólogos, geógrafos e biólogos argumentam há muitos anos que o sudoeste da Amazônia era um provável centro de domesticação precoce de plantas, porque muitas cultivares importantes como mandioca, abóbora, amendoim e algumas variedades de pimenta e feijão são geneticamente muito próximas das plantas selvagens que vivem aqui”, comenta o cientista terrestre Umberto Lombardo, da Universidade de Berna, na Suíça.

A agricultura na Amazônia há 10 mil anos já era ampla. Dessa forma, a mandioca era cultivada há 10,3 mil anos, enquanto as abóboras começaram ser plantadas 12.250 anos atrás. Mais tarde, há 6.850 anos, o milho começou a ser cultivado. Além disso, os povos daquela região se alimentavam com carboidratos, peixe e carne, entre outros suplementos.

Continua depois da publicidade

As ilhas florestais da Amazônia

Naquela época foram formadas muitas ilhas na floresta, devido a maneira como eram desenvolvidas as atividades humanas, o desperdício de alimentos, por exemplo, é um grande indício da presença de pessoas. Além disso, tem um outro detalhe importante, já que a Terra enfrentou uma era glacial naquela época, o que mudou a qualidade do solo conforme o gelo derretia.

Na Amazônia existem milhares de ilhas florestais, sendo que 6.643 delas foram mapeadas por sensoriamento remoto. Assim, do total, 82 delas tiveram amostras de sedimentos extraídos. Dessa forma, os pesquisadores conseguiram identificar pequenos pedaços de fitólito, estruturas que se formam dentro das plantas.

Ilhas da floresta, vistas de cima. (Umberto Lombardo / Fornecido)
Ilhas da floresta, vistas de cima. (Umberto Lombardo / Fornecido)

Há muito o que pesquisar na Amazônia

Além das ilhas florestais pesquisadas, há muitas outras disponíveis para os pesquisadores. Dessa maneira, a expectativa é de que novos detalhes sejam identificados em breve. Por fim, essas descobertas já mostraram que esses povos não eram apenas caçadores.

“As evidências genéticas e arqueológicas sugerem que havia pelo menos quatro áreas do mundo em que os seres humanos domesticaram plantas há cerca de 11.000 anos atrás, duas no Velho Mundo e duas no Novo Mundo”, diz o arqueólogo Jose Iriarte, da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

Continua depois da publicidade

O estudo foi publicado na revista Nature, clique aqui para acessá-la.

Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Notícia

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...