Ratel: parecem mamíferos adoráveis, mas são ferozes

Amanda dos Santos
Texugo-do-mel

O ratel, também conhecido como texugo-do-mel, mesmo sendo um mamífero pequeno, é feroz e vigoroso.

Ele pertence a família de mamíferos Mustelidae, que também inclui doninhas, lontras, furões, carcajus e outras espécies de texugos.

O que é o ratel?

Ratel

O ratel ou texugo-do-mel (Mellivora capensis) é quase do tamanho de um cachorro de pequeno a médio porte, pesa entre 6 a 14 quilos e pode atingir de 23 a 28 centímetros, de acordo com a National Geographic.

Mas o ratel é mais poderoso do que seu pequeno tamanho sugere.

Eles têm garras e dentes poderosos de 4 cm de comprimento, fortes o suficiente para quebrar a carapaça de uma tartaruga, o que os torna oponentes formidáveis.

O ratel tem uma pelagem curta e grossa que é preta no rosto, nas pernas e na metade inferior do corpo, com uma larga faixa branca que vai do topo da cabeça às costas e cauda.

Porém, o que o difere de um mamífero inofensivo é que por baixo do pelo existe uma camada de pele grossa e solta em volta de um pescoço musculoso.

Essa proteção garante a sobrevivência em lutas para contornar e defender-se nas mãos de predadores famintos, segundo a Africa Geographic.

Consequentemente, picadas de abelha e mordidas de cachorro raramente penetram no pescoço de pele grossa do ratel.

VEJA TAMBÉM: 5 animais perigosos apesar de suas aparências inofensivas

O que o ratel come?

ratel garras e dentes afiados

O ratel é onívoro e sua alimentação é ampla em variedades. Inclui pássaros, répteis, roedores, bagas, raízes e frutas.

Seu olfato aguçado o ajuda a farejar a comida escondida no subsolo, enquanto suas garras longas e fortes o ajuda a cavar ou pegar aquela comida, e então rasgá-la em pedaços. E comem de tudo.

Os ratéis são caçadores ferozes, conhecidos por enfrentar animais poderosos como o órix sul-africano, um grande antílope com chifres que tem mais de 10 vezes o seu tamanho.

Eles também são caçadores persistentes, dispostos a viajar milhas em busca de uma refeição, como aponta um documentário da BBC.

Onde vive o ratel?

ratel atacando um chacal

Eles são nativos da África Subsaariana, Oriente Médio e Índia.

São criaturas tão resistentes que se adaptam bem a uma variedade de habitats e podem viver tão bem em uma floresta tropical quanto nas montanhas.

Normalmente, o ratel (ou texugo-do-mel) tem grandes áreas de vida de cerca de 500 km quadrados, ainda de acordo com a National Geographic.

São criaturas territoriais e usam suas glândulas odoríferas para marcar seu território.

Normalmente, não se acomodam no mesmo local sempre e dormem de dia. Então, são principalmente noturnos.

O ratel procria durante todo o ano e pode viver até 26 anos em cativeiro, de acordo com o Zoológico de San Diego. Já na natureza, de acordo com a National Geographic, ele pode viver até sete anos.

Qual é o futuro do ratel?

A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza classifica o ratel (ou texugo-do-mel) como uma espécie de menor preocupação, o que significa que suas populações são estáveis na maioria de seus habitats nativos.

Apenas não são páreo para os humanos. Eles são caçados para carne de caça e medicamentos tradicionais, pois alguns acreditam que a reputação da criatura destemida e tenaz será de alguma forma transferida para as pessoas.

Isso acontece em certas áreas, como Zâmbia e Guiné, ainda de acordo com a Lista Vermelha da IUCN.

Informações da Live Science.

Compartilhar