Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ciência

Não são só humanos: estes mamíferos também ficam bêbados facilmente

Elefantes bêbados
Elefantes vacilantes após consumir cascas de marula contendo pupas de besouros venenoso. (Imagem: Ross Couper and Singita)

Ficar bêbado não é exclusividades dos seres humanos, os animais também tem essa “benção” ou “maldição”, depende da sua interpretação.

Mas, como nos seres humanos, alguns animais, tem mais facilidade para ficarem bêbados do que outros, e aqui você vai saber quais são.

Os animais que ficam bêbados facilmente

Um elefante, porquinhos-da-índia e cetáceos carnívoros são os animais mais fracos ao álcool no mundo animal.

Continua depois da publicidade

Isso acontece porque esses animais herdaram o gene disfuncional ADH7, que dificulta a decomposição do etanol no organismo.

LEIA TAMBÉM: Em vídeo surpreendente cachorro ataca e intimida leões selvagens

Tudo isso segundo o estudo recente feito pelo antropólogo molecular Mareike Janiak, da Universidade de Calgary, no Canadá.

Continua depois da publicidade

Esse gene, em todos os animais que o possuem, faz que eles acumulem etanol em seu organismo, fazendo com que eles fiquem bêbados mais facilmente.

Elefantes bêbados fazendo estrago

Há dois meses surgiu a notícia de que um grupo de elefantes teria invadido uma fazenda na China -vazia, por causa das medidas de isolamento social – e acabado com o estoque de whisky de milho do local. As fotos do que se dizia ser os elefantes bêbados dormindo nos campos logo viralizaram em todo o mundo.

Posteriormente uma matéria da National Geographic mostrou que as postagens virais eram falsas, não se sabe de onde vieram as fotos dos elefantes supostamente bêbados. Mas, embora os elefantes tenham de fato passado por uma vila na província de Yunnan na época, eles não ficaram bêbados e desmaiaram em um campo de chá. Na verdade, a presença de elefantes naquelas localidades é considerado comum.

Continua depois da publicidade

Mesmo que os posts sobre os elefantes bêbados de Yunnan não passem boatos, está cientificamente comprovado que estes grandes mamíferos tem uma grande facilidade em se embriagar. Desde o século XIX há relatos que elefantes ficam com um comportamento estranho ao consumirem frutas maduras.

LEIA TAMBÉM: Menor tamanduá do mundo vive no Brasil e é absolutamente adorável

Como a curiosidade humana não tem limites, já foi feito um experimento colocando um pouco de etanol na água para elefantes beberem. Para surpresa de muitos, os elefantes beberam a água com etanol tranquilamente, para logo após saírem andando de maneira desengonçada.

Continua depois da publicidade

Além de sua marcha ficar vacilante, os elefantes também ficam mais agressivos quando bebem.

Uma controvérsia interessante

Apesar dos fatos que sugerem que os elefantes realmente ficam bêbados, Alguns ainda podem não acreditar que isso seja possível, sob argumento de que os elefantes tem um fígado muito grande que pode agir para desintoxicação.

Além disso, se fossemos comparar com os seres humanos, os elefantes teriam de beber uma quantidade absurda de álcool para ficarem bêbados. Controvérsias à parte, tudo que podemos fazer é desfrutar deste fato curioso, e esperar por novas revelações.

Continua depois da publicidade

Primatas super sóbrios

Bêbados
A obra “Monkey Drinking Wine” de Donald Roller Wilson.

Ao contrário dos grupos citados no início do texto, os primatas tem seu gene ADH7 cerca de 40 vezes mais eficiente no desmantelamento de etanol.

Isso significada que os primatas, ao contrário do que se poderia pensar, tem mais resistência a álcool, proporcionalmente, que animais muito maiores do que eles, como os elefantes.

Isso acontece, segundo o estudo, por causa de sua dieta baseada em frutas ricas em minerais e néctar, que lhes deu muita resistência.

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

É formando de Psicologia pela Faculdade do Futuro e redator freelancer focado no estudo do ser humano, seus comportamentos e na sociedade.


Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...