Connect with us

Planeta Terra

Pesquisadores estimam o efeito de grandes erupções sobre o aquecimento global

Published

on

Os gases emitidos por uma grande erupção vulcânica podem permanecer na atmosfera por um período de 3 a 5 anos, em geral. Esses gases, frequentemente, também possuem partículas e detritos que podem interagir com as camadas de ar da Terra.

Nesse sentido, uma equipe de pesquisadores está buscando quantificar os possíveis efeitos de grandes erupções de vulcões sobre o aquecimento global e a mudança climática. No mais recente artigo da equipe, publicado no periódico Nature Communications, os autores analisam os possíveis efeitos de vulcões mesmo em cenários mais distantes, como o ano de 2100.

A equipe exemplifica que, no ano de 1991, a explosão do Monte Pinatubo, nas Filipinas, causou uma redução média de pelo menos 0,5°C nas temperaturas globais. Contudo, essa queda foi temporária e acabou se revertendo nos anos seguintes, mesmo que a erupção tenha sido a maior do século XX.

Advertisement

Os pesquisadores ressaltam, aliás, a diferença entre as variações climáticas causadas por seres humanos e àquelas causadas por grandes erupções. Acontece que explosões de vulcões causam variações abruptas na temperatura, mas que duram pouco tempo. Ainda assim, esses eventos podem mudar, por exemplo, a temperatura do oceano.

Por outro lado, os gases de efeito estufa produzidos por seres humanos não se degradam tão rápido na atmosfera. É provável, aliás, que no caso de nada ser feito, todo o gás carbônico e o metano da atmosfera ainda permaneçam sobre nossas cabeças por algumas boas centenas de anos.

Novas grandes erupções devido ao aquecimento global

Bom, vulcões são eventos geológicos, e a incidência de grandes erupções não tem muito a ver com a atividade humana, certo?

Advertisement

Na verdade, errado. Acontece que o aquecimento global vem derretendo milhares de quilômetros quadrados de cobertura de gelo sobre os polos. Essa exposição da crosta facilita novas erupções, principalmente em regiões como a Islândia, que já tem uma alta atividade vulcânica.

Apesar disso, a pesquisa estima que pequenas e médias erupções percam boa parte de seu efeito sob a atmosfera. De acordo com os autores, esse efeito – de resfriamento – destas erupções menores, que acontecem anualmente, deve cair em até 75%.

Ou seja, o aquecimento global pode estar causando um sistema de feedback. Ou seja, a diminuição da cobertura de gelo causa mais erupções, e estas deixam o clima ainda mais variável nos próximos anos. Esse clima inseguro tende a gerar maiores necessidades industriais e, consequentemente, mais aquecimento humano, iniciando o ciclo novamente.

Advertisement

Todavia, os autores ressaltam que estas estimativas são apenas o início do trabalho. A pesquisa deixa bastante evidente que os vulcões são uma parte essencial da dinâmica climática do planeta, que tem sido pouco estudada em conjunto com a mudança climática nos últimos anos.

A pesquisa está disponível no periódico Nature Communications.

Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.