Qual a ordem dos planetas do sistema solar?

Elisson Amboni

O universo é um enigma vasto e misterioso, repleto de maravilhas e segredos que a humanidade tem buscado desvendar ao longo dos séculos. Dentre essas maravilhas, nosso sistema solar — com diferentes planetas, satélites e outros corpos celestes menores — ocupa um lugar de destaque, sendo nosso único lar cósmico.

Entender a ordem dos planetas do sistema solar é mais do que uma curiosidade astronômica; é uma forma de compreender melhor o espaço em que vivemos e, por extensão, o nosso próprio planeta. Neste artigo, vamos explorar essa sequência cósmica e mergulhar nas características únicas de cada membro desse sistema planetário.

O que são os planetas do sistema solar?

Os planetas do sistema solar são corpos celestes que orbitam nossa estrela, o Sol. De acordo com a União Astronômica Internacional (IAU), são oito os planetas que compõem o nosso sistema.

Cada um destes planetas tem suas particularidades, massas, composições e atmosferas distintas. Eles são classificados em dois grandes grupos: os planetas rochosos e os planetas gasosos.

Planetas rochosos

São aqueles mais próximos do Sol e caracterizados pela superfície sólida. Incluem:

Também conhecidos como planetas telúricos ou sólidos, têm algumas características em comum:

• Superfícies sólidas: Todos possuem superfícies rochosas onde, teoricamente, uma sonda poderia pousar.
  • Diâmetros menores: Comparados aos gigantes gasosos, são relativamente pequenos.
  • Densidade mais alta: Têm maior densidade por serem compostos de rochas e metais.
  • Órbitas mais rápidas: Por estarem mais próximos do Sol, suas órbitas são mais curtas.
planet earth 4427436 1280
A Terra, que é nosso lar, destaca-se por ter água líquida em abundância e uma atmosfera que sustenta a vida como a conhecemos. Imagem: Sergio Hernández/Pixabay

Planetas gasosos

São compostos majoritariamente por gases e possuem um tamanho consideravelmente maior. São eles:

Os planetas gasosos, por outro lado, são bem diferentes dos rochosos:

• Composição gasosa: São compostos principalmente por hidrogênio e hélio, sem uma superfície sólida definida.
  • Tamanhos imensos: São muito maiores que os planetas rochosos.
  • Anéis planetários: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno possuem anéis, sendo os de Saturno os mais notáveis.
  • Luas numerosas: Possuem muitas luas com uma variedade incrível de mundos em si mesmos.
objeto desconhecido colide com jupiter
Júpiter é conhecido por sua Grande Mancha Vermelha, uma tempestade gigantesca que dura há séculos. Imagem: NASA

Ordem dos planetas a partir do Sol

Abaixo, segue a lista dos planetas em ordem crescente a partir do Sol:

1. Mercúrio
  2. Vênus
  3. Terra
  4. Marte
  5. Júpiter
  6. Saturno
  7. Urano
  8. Netuno

Cada planeta possui uma órbita específica e um tempo próprio para completá-la, variando desde os aproximadamente 88 dias terrestres de Mercúrio até os 165 anos de Netuno.

Outras maneiras de ordenar os planetas

Embora a sequência de planetas seja frequentemente baseada em sua distância do Sol, existem outros métodos para classificá-los. Vamos explorá-los.

Tamanho

O maior planeta do nosso sistema solar, Júpiter, possui um raio de 69.911 quilômetros. Saturno vem logo atrás com 58.232 quilômetros. Urano e Netuno vêm a seguir, com tamanhos respectivos de 25.362 quilômetros e 24.622 quilômetros. A Terra é muito menor, com apenas 6.371 quilômetros de diâmetro. Vênus e Marte seguem com 6.052 quilômetros e 3.390 quilômetros, respectivamente. O menor planeta, Mercúrio, mede apenas 2.440 quilômetros de raio.

Massa

Júpiter também é o planeta mais pesado, com uma massa de 1.8986 x 10^27 quilogramas. Saturno segue com uma massa de 5.6846 x 10^26 kg. Curiosamente, Netuno é mais massivo do que Urano — pesa 10.243 x 10^25 kg em comparação com os 8.6810 x 10^25 kg de Urano. Apesar de ser maior, Urano é mais leve. Terra, Vênus, Marte e Mercúrio completam a lista com massas de 5.9736 x 10^24 kg, 4.8685 x 10^24 kg, 6.4185 x 10^23 kg e 3.3022 x 10^23 kg, respectivamente.

Para determinar a massa de um planeta, os cientistas examinam o tempo de órbita e a distância dos objetos próximos — quanto mais pesado o planeta, maior sua atração gravitacional.

Número de satélites naturais

Outra classificação divertida é pelo número de satélites que cada planeta possui. Saturno lidera com impressionantes 146 satélites. Júpiter segue com 95. Depois vêm Urano com 27 e Netuno com 14. Marte tem apenas dois satélites e a Terra tem um, a Lua. Vênus e Mercúrio não têm satélites. Esses números também levam em conta satélites provisórios aguardando confirmação pelos astrônomos.

Lua Europa
O satélite natural de Júpiter, Europa, tem grande potencial de ter vida. Imagem: NASA/JPL-Caltech/SETI Institute

Classificação dos planetas anões

Além dos planetas principais, temos os chamados planetas anões. Esses corpos são menores do que os planetas “normais” e não conseguiram “limpar” suas órbitas de outros detritos espaciais. Os mais conhecidos são:

• Plutão
  • Ceres
  • Haumea
  • Makemake
  • Eris

Mesmo não sendo considerados planetas principais, os planetas anões são objetos de grande interesse científico e ajudam a entender a composição e evolução do sistema solar.

Como lembrar a ordem dos planetas do sistema solar?

Memorizar a ordem dos planetas pode parecer um desafio, mas existem algumas dicas que podem tornar essa tarefa mais fácil e até mesmo divertida.

Mnemônicos

Um mnemônico é uma frase que facilita lembrar de uma sequência de informações. Em português, uma das melhores frases para memorizar a ordem dos planetas é:

Meu Velho Tio Marte Jurou Ser Um Netuniano

Cada letra inicial da frase corresponde à letra inicial de um planeta, na ordem correta a partir do Sol.

Associações

Outra técnica é criar associações pessoais com cada planeta. Por exemplo, você pode pensar em Mercúrio e associá-lo a um termômetro de mercúrio, devido à sua proximidade com o Sol e altas temperaturas. Vênus, conhecido como o planeta do amor, pode ser associado a uma imagem de Vênus, a deusa romana do amor.

Com essas associações, quando você tentar lembrar da ordem dos planetas, as imagens virão à mente, ajudando a recordar cada um deles.