Maior aranha do mundo é do tamanho de um cachorrinho

Daniela Marinho
Imagem: Piotr Naskreck

Se até as pequenas e inofensivas aranhas domésticas causam gritos de terror e muito temor ao aracnofóbico, a Theraphosa blondi vai fazer a espinha arrepiar. Considerada como a maior aranha do mundo, ela ganhou o apelido super “carinhoso” de golias comedora de pássaros.

Brincadeiras à parte, a maior aranha do mundo é muito inofensiva aos seres humanos. Embora tenha um tamanho impressionante e carregue presas enormes com veneno, a picada do animal dói tanto quanto a picada de uma vespa e não leva à morte, apenas se a pessoa possuir alguma alergia bastante específica.

Theraphosa blondi, a maior aranha do mundo, é sul-americana

O que mais chama a atenção na maior aranha do mundo é, sem dúvidas, o seu tamanho; na verdade todas as suas proporções são incríveis: o corpo do T. Blondi pode chegar a 12 centímetros, se adicionar a extensão das pernas, o aracnídeo mede 28 centímetros. Seu peso pode chegar a 170 gramas, isso significa dizer que se alguém fosse comer a tarântula, ela ocuparia todo o espaço de um prato.

Parece bizarro? Pois bem, o aracnologista ou especialista em tarântulas, Rick West, comeu essas aranhas com os povos locais Piaroa do Amazonas, na Venezuela, e afirmou que o T. Blondi pode ser surpreendentemente saboroso e úmido: “A ‘carne’ muscular branca tem gosto de camarão defumado, enquanto o conteúdo abdominal pegajoso é cozido em uma folha enrolada e tem um sabor arenoso e amargo […] As presas de dois centímetros são usadas após a refeição como palitos de dente para remover a exocutícula de T. Blondi entre os dentes.”

Originária da América do Sul, a maior aranha do mundo, embora amedrontadora, é tímida e não é tão ameaçadora quanto parece.

Um nome impróprio

Apesar do seu apelido de “comedora de pássaros”, T. Blondi raramente se alimenta deles, seu cardápio é constituído basicamente de insetos e artrópodes. Esse nome é impróprio e tende a ser atribuído a uma gravura do século 18 representando outra tarântula de uma espécie diferente comendo um beija-flor.

Além disso, ela não captura suas presas em enormes teias, usando suas gigantescas presas para matá-las e devorá-las. Assim como a maioria das aranhas, a maior aranha do mundo produz veneno, o qual não é particularmente tóxico para os humanos.

De acordo com o especialista em aranhas, Gustavo Hormiga, da Universidade George Washington, “Eles são predadores em geral e, se encontrarem outros vertebrados, como um camundongo ou lagarto, também podem comê-los.”

maior aranha do mundo 1
Maior aranha do mundo macho. Imagem: Flickr, John

Michael Grundler, da Universidade de Michigan, por sua vez, presenciou numa noite peruana, quando um T. Blondi começou a comer um gambá (Marmosa murina). Segundo o seu relato, “O gambá já havia sido agarrado pela tarântula e ainda estava lutando fracamente naquele ponto, mas após cerca de 30 segundos ele parou de chutar […] Ficamos muito em êxtase e chocados, e não podíamos acreditar no que estávamos vendo.”

Pelos urticantes

A maior aranha do mundo não tece teias, ao invés disso, ela produz e usa ceda – com a qual reveste suas tocas. Desse modo, quando um predador em potencial tenta cavar a toca para devorar a aranha, o animal lança uma arma mais potente e útil do que o veneno: pelos [cerdas é o termo mais apropriado] urticantes do seu abdômen.

Hormiga diz que “Eles têm a forma de pequenos arpões se você os observar no microscópio […] Essas aranhas esfregam muito rapidamente o quarto par de pernas no abdômen para liberar os pelos, que então se espalham pelo ar. Estes são muito pruriginosos.”

Longevidade

As fêmeas de T. Blondi colocam entre 50 e 200 ovos num saco gigante feito de seda que pode medir mais de 30 milímetros de diâmetro. Os sacos são protegidos contra os predadores com os pelos urticantes. Os filhotes eclodem 6 a 8 semanas após a postura dos ovos, mas levará mais dois a três anos até atingirem a maturidade sexual.

Ademais, os machos podem viver entre 3 a 6 anos; já as fêmeas, têm uma expectativa de vida de até 20 anos, outra característica fascinante relacionada à maior aranha do mundo.

Compartilhar