Conheça os menores artrópodes do planeta

Mateus Marchetto
Imagem: 6248913 / Pixabay

Insetos, aracnídeos e crustáceos tendem a ser pequenos. As formigas, por exemplo, têm normalmente menos de 1 centímetro e, por isso mesmo, são os animais mais abundantes do planeta, com 10 quatrilhões de indivíduos. Conheça agora alguns dos menores artrópodes do planeta.

Vespa parasita microscópica

A Dicopomorpha echmepterygis frequentemente recebe o título de menor inseto do mundo. As larvas destas vespas, por conseguinte, parasitam e crescem dentro de ovos de outros insetos. Os machos são cegos, não têm asas, e têm em torno de 0,1 milímetro.

1117px Dicopomorpha echmepterygis
Macho de Dicopomorpha echmepterygis. Imagem: John T. Huber, John S. Noyes, J. Read – Huber J, Noyes J (2013) / Wikipedia Commons.

Os menores artrópodes voadores também pertencem ao grupo das vespas. A espécie Kikiki huna vive no Havaí e na Costa Rica e tem aproximadamente 0,15mm.

A menor de todas as libélulas

A espécie Nannophya pygmaea recebe o nome popular de libélula anã escarlate (do inglês, scarlet dwarf dragonfly). Além de uma cor impressionante, como o nome indica, esta libélula tem 20 mm de envergadura e em torno de 12 mm de comprimento, colocando-a na lista dos menores artrópodes conhecidos.

1224px Nannophya pygmaea male s2
Libélula anã escarlate. Imagem: Alpsdake / Wikipedia Commons.

Uma aranha quase bonitinha

Saindo um pouco dos insetos e indo para os aracnídeos (lembre-se: insetos, aracnídeos e crustáceos são parte do grupo dos artrópodes), temos a pequena aranha Patu digua. Os machos têm, em média, 0,37 mm e a espécie vive nos arredores do Rio Digua, na Colômbia. Acredita-se que possa haver outras aranhas ainda menores, porém cientistas conhecem apenas fêmeas destas outras espécies – os machos tendem a ser menores.

O menor louva-deus do mundo

O Bolbe pygmaea é uma espécie de louva-deus endêmica da Austrália, também entre os menores artrópodes do planeta. A espécie pode ter até 1 cm de comprimento ao todo e seu corpo atinge 2 mm de largura.

O menor escorpião

Escorpiões são tanques de guerra do mundo dos artrópodes. Estes aracnídeos têm carapaças (exoesqueletos) super resistentes, garras potentes e uma cauda super flexível com um ferrão na ponta.

O Microtityus minimus, contudo, pode não parecer tão intimidador. Esse escorpião, descoberto em 2014, não passa dos 10mm de comprimento e vive nas cordilheiras da República Dominicana.

m minimus
Microtityus minimus. Imagem: Dr. Rolando Teruel (C) / via The Scorpion Files Newsblog

Mariposa anã

Tanto borboletas quanto mariposas fazem parte da ordem Lepidoptera, apesar dos dois grupos terem algumas diferenças significativas. As mariposas da família Nepticulidae, contudo, estão entre os menores artrópodes do mundo.

A espécie de mariposa Enteucha acetosae, por exemplo, tem uma envergadura de meros 3mm.

1442px 04.001 BF118 Enteucha acetosae 5815497985
Enteucha acetosae. Imagem: Patrick Clement from West Midlands / Wikipedia Commons.

Moscas minúsculas devoradoras de formigas

A mosca Euryplatea nanaknihali tem menos de meio milímetro e é a menor mosca conhecida no planeta. Apesar do tamanho não ser muito intimidador, todavia, as suas larvas crescem na cabeça de uma formiga hospedeira.

Worlds smallest fly
Euryplatea nanaknihali. Imagem: Brian V. Brown / Wikipedia Commons

A pequena fêmea, primeiramente, bota os ovos em uma formiga desavisada (mais ou menos como as varejeiras fazem com mamíferos). Quando os ovos eclodem, as minúsculas larvas começam a crescer se alimentando do corpo da formiga, eventualmente a decapitando.

Os menores artrópodes entre os mais irritantes

Mosquitos são um teste de paciência da natureza. Além de sugarem sangue o suficiente para dobrarem seu tamanho, estes insetos possuem propriedades anticoagulantes em sua saliva, além de compostos que causam reações alérgicas no local da picada – e coceira, consequentemente.

Não obstante, os mosquitos são os animais que matam o maior número de pessoas todos os anos, mais que hipopótamos e cobras. Estima-se que são em média 700.000 mortes por doenças como a Dengue, Zika, Malária ou Febre Amarela todos os anos.

O pequeno Uranotaenia lowii, prefere testar a paciência de sapos. O menor mosquito do planeta não se alimenta de sangue humano e vive nos Estados Unidos, entre a Flórida, Texas e Carolina do Norte. Estes mosquitos se alimentam do sangue de anfíbios e localizam suas presas utilizando um sistema acústico especializado.

Webp.net resizeimage 5ac0392031283400372ade69
Uranotaenia lowii. Imagem: University of Florida.

Pigmeu azul ocidental

A espécie Brephidium exilis, que recebe o apelido do título acima, é a menor borboleta conhecida. Sua envergadura não passa dos 12mm e o inseto tem uma coloração bronze nas bordas das asas, mudando para um tom de azul-pálido no centro. A espécie habita os Estados Unidos mesmo em regiões distantes como o Havaí e também existe no Oriente Médio.

Brephidiumexilis2
Pigmeu azul ocidental. Imagem: Stickpen / Wikipedia Commons

A menor de todas as formigas

Como dito na introdução, as formigas são extremamente abundantes no planeta, e existem ao menos 12.000 espécies conhecidas. Apesar de algumas formigas terem tamanhos impressionantes, como a formiga africana que tem 5 cm, a maioria delas é bastante diminuta.

A formiga-faraó (Monomorium pharaonis), nesse sentido, é a menor espécie de formiga do planeta, com aproximadamente 2mm de comprimento. Elas habitam tanto a América do Norte, Austrália, Europa quanto a Ásia. Suas colônias podem ter diversas rainhas e a coloração das operárias varia entre amarelo-claro e marrom.

501263fc f5a2 4dd4 b80d ac9b0d9bbe29
Formiga-faraó. Imagem: www.AntWeb.org

Com informações de ThoughtCo e TopTenScience.