Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Ao comer um figo, você também come uma vespa

Figos. Imagem: iStock

Você gosta de figos? Então você adora vespas! Sim, para se tornar uma fruta tão saborosa, o figo tem que ser polinizado por uma vespa. E ela deve morrer dentro da figueira. Vamos explicar tudo para você!

O figo não é uma fruta

O figo não é uma fruta. Na verdade, é uma flor invertida. Com efeito, ao contrário da macieira ou da pereira, as flores da figueira não crescem ao ar livre, mas no interior da casca rígida que envolve a figueira.

Para observar essas flores, basta cortar um figo ao meio. No nível do coração, podemos ver muitas polpas vermelhas. Estas são as flores de figo. Aproximando-nos um pouco mais, podemos até ver as sementes. Agora, cada flor de figueira produz um único fruto. Este último contém uma única semente. Como cada figo é feito de várias sementes, isso significa que comer um figo é, na verdade, comer vários frutos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Observe também que existem figos masculinos e figos femininos. Os figos que comemos são sempre figos femininos.

A polinização

O figo realmente não é um vegetal como os outros. E com razão, por se tratar de uma flor invertida, seu processo de polinização ocorre dentro do próprio figo. Mas como os insetos polinizadores o acessam?

Imagem: Pixabay

Como um lembrete, para que as plantas possam se reproduzir e frutas e vegetais possam ser cultivados, o vento e os insetos são essenciais. De fato, estes últimos, ao se alimentarem do néctar das flores, sem saber coletam pólen em seu corpo, que depositam nas outras flores que buscam. No entanto, o pólen é o “esperma” das plantas. Então é assim que as plantas se reproduzem.

É por isso que o desaparecimento dos insetos polinizadores, principalmente das abelhas, é uma verdadeira tragédia para o planeta. Sem eles, as plantas não serão mais capazes de se reproduzir, mergulhando o mundo em uma crise alimentar sem precedentes.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Para um figo amadurecer, uma vespa deve se sacrificar

Mas voltando ao figo. A figueira é uma exceção no mundo das plantas pela simples razão de ser polinizada por uma única espécie de inseto: a vespa da figueira.

E é aí que fica realmente interessante. De fato, para polinizar a figueira, a vespa da figueira deve entrar pela cavidade prevista para esse fim. Até agora tudo bem. O problema é que, para entrar, ela tem que se torcer a ponto de quebrar suas asas e antenas. Portanto, uma vez que tenha entrado, a vespa não pode mais sair. Ela está, portanto, condenada a morrer dentro da figueira.

Mas não fique triste por ela. Na verdade, é graças ao pólen trazido pela vespa que as flores podem desabrochar e os frutos amadurecer. Assim, sem o sacrifício dessas vespas muito particulares, as figueiras não existiriam.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Mas o que acontece com o corpo da vespa? Ele é digerido pelo figo e transformado em proteína. Portanto, quando você come um figo, também está comendo uma vespa morta. No entanto, fique tranquilo, o corpo do inseto há muito se dissolveu, então não há chance de você morder uma vespa.

Uma vespa.

A figueira precisa da vespa e a vespa precisa da figueira

A figueira e a vespa da figueira são o que chamamos de “interdependentes”. Isso significa que eles precisam uma da outra para sobreviver. No que diz respeito à figueira, vimos anteriormente como a vespa era essencial para ela.

No que diz respeito à vespa, necessita também da figueira, visto que lhe proporciona um ninho excepcional para as suas larvas. Isso ocorre porque as vespas fêmeas colocam seus ovos em figos machos. Mas, como vimos, as vespas não podem mais sair. Isso não importa, pois seu objetivo é botar ovos e, assim, garantir sua reprodução. Sua morte, portanto, não foi em vão.

E uma vez que as vespas fêmeas bebês crescem o suficiente para poder deixar o ninho, elas ainda são pequenas o suficiente para que possam deslizar para fora e, por sua vez, depositar um figo macho ou polinizar um figo fêmea. Mas, em qualquer caso, eles estão condenados a morrer dentro de um figo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Já os filhotes de vespas machos nascem sem asas porque sua única função é se reproduzir com as filhotes de vespas fêmeas (suas irmãs) antes de saírem do ninho. Sua missão também é cavar túneis na figueira para que possam escapar.

Avatar

Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo e bacharel em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos. É redatora e contribui com artigos sobre vida selvagem e doméstica.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.